Ouvindo...

Série B: CBF se reúne com clubes para apresentar propostas de direitos de TV

Após Brax avisar que não cumpriria o contrato válido até 2026, confederação brasileira foi ao mercado em busca de opções

Troféu da Série B do Campeonato Brasileiro

A direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou os 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série B em 2024 para uma reunião nesta sexta-feira (5), no fim da manhã. A pauta será os direitos de transmissão da competição, que começa em duas semanas. O América vai participar do encontro.

A Brax Sports Assets, agência que em 2023 fechou contrato até 2026 para explorar esses direitos, avisou há algumas semanas a CBF que não cumpriria o acordo. Com isso, por exemplo, a TV Bandeirantes, que no ano passado transmitiu a competição em TV aberta, não terá o evento em 2024.

A decisão da Brax pegou a CBF e os clubes de surpresa. Dez equipes enviaram uma carta à empresa pedindo explicações sobre o contrato e não tiveram resposta. O caso pode ir à Justiça, já que o acordo previa um valor de R$ 240 milhões anuais. A Brax não se pronunciou sobre o assunto.

Com isso, a CBF foi ao mercado oferecer os direitos de transmissão. Diferentemente da Série A, que até 2024 eram negociados individualmente por cada clube, e a partir de 2025 pelos blocos da Libra e da Liga Forte União, na B quem vende é a confederação brasileira, com repasse da verba aos participantes.

Para a edição de 2024, o único clube que já tem direitos vendidos é o Santos. O clube negociou diretamente com a Globo seus 19 jogos como mandante, para todas as plataformas. América, Coritiba e Goiás, outros rebaixados da A para a B em 2023, não faziam parte do contrato com a Brax.

A Itatiaia apurou que o Grupo Globo tem interesse em fechar um acordo geral para a competição, além do Santos, mas somente para TV fechada (SporTV) e pay-per-view. Na aberta, a emissora pode tentar amarrar contratos pontuais com o Sport e o Coritiba.

A CBF recebeu sondagens de outras emissoras abertas, como Record e SBT, da TV Brasil, que pertence ao governo federal, e de canais de streaming, conforme informou a Folha de S. Paulo. A tendência é que os acordos sejam fechados nesta sexta, até porque a divulgação da tabela detalhada dos jogos depende de saber onde cada partida será transmitida.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.