Em busca de paz e alívio na pressão pela falta de vitórias, o Cruzeiro enfrenta o Bragantino neste domingo (1º), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Contra o Massa Bruta, o Cruzeiro tenta encerrar o jejum de três jogos. O time celeste não vence há 21 dias e o último triunfo aconteceu no dia 9 de novembro, quando venceu o Criciúma por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Briga por Libertadores
Como o Botafogo lidera a Série A e foi campeão da Copa Libertadores, contra o Atlético, uma oitava vaga para o torneio continental foi aberta por meio do Brasileirão. A duas rodadas do fim da liga nacional, Cruzeiro, Bahia e Corinthians disputam as duas vagas restantes.
As vitórias de
Segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à Itatiaia, o Cruzeiro pode ampliar sua probabilidade de disputar a Libertadores em 38,4%. Antes da abertura da rodada, quando ainda ocupava o sétimo lugar, o Cruzeiro tinha 27%. Com a rodada em aberto, esse índice subiu para 35,9%.
O Bahia, por sua vez, pode reduzir as chances de 79,9% para 61,1%, e o Corinthians de 79,5% para 62,4%.
Com os três pontos somados fora de casa e a distância de dois pontos para o Cruzeiro, Bahia e Corinthians somam quase 80% de chances de ir à Libertadores. O Esquadrão de Aço tem 79,9%, enquanto o Timão ostenta 79,5% de chances de jogar a competição internacional em 2025.
Reencontro com Seabra
A partida deste domingo marcará o reencontro do Cruzeiro com o técnico Fernando Seabra. O ex-treinador celeste hoje comanda o Bragantino e vive situação perigosa. A equipe paulista luta desesperadamente contra o rebaixamento, na 18ª posição, com 37 pontos em 35 jogos.
O Cruzeiro
No interior de São Paulo, o time comandado por Fernando Diniz pode voltar a vencer como visitante no Brasileirão depois de quatro meses. O último triunfo da equipe celeste nessa condição foi em 27 de julho, na goleada contra o Botafogo, por 3 a 0, no Nilton Santos, no Rio. À época, pela 20ª rodada, o Cruzeiro ainda era dirigido por Fernando Seabra.
Desde que venceu o Botafogo em solo carioca, o Cruzeiro acumulou quatro derrotas e dois empates fora de casa na Série A.
Vale ressaltar que, durante esse período, o Cruzeiro chegou a vencer longe de Minas Gerais, mas pela Copa Sul-Americana. Há mais de um mês, em 30 de outubro, o time celeste derrotou o Lanús, por 1 a 0, em Lanús, pela semifinal do torneio continental. Com o resultado, o clube chegou à final da competição internacional.
Desfalques e retornos
O técnico Fernando Diniz terá desfalques importantes para essa partida. O volante Matheus Henrique, com fratura em uma das costelas, está fora. O atacante Kaio Jorge, com lesão muscular, também não joga. A dupla já havia ficado fora do empate em 1 a 1 com o Grêmio, nessa quarta-feira, no Mineirão, pela 35ª rodada.
Apesar das ausências, o treinador contará com dois retornos. O volante Ramiro e o lateral-esquerdo Kaiki, opções no banco de reservas, cumpriram suspensão automática contra o Grêmio e voltam a ficar à disposição.
Por causa de um desgaste muscular, o zagueiro Lucas Villalba e o atacante Gabriel Veron não participaram da atividade na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (29), e são dúvidas para o confronto. Em caso de mudanças na defesa e no ataque, Zé Ivaldo e Tevis são os favoritos para as vagas de Villalba e Veron, respectivamente.
O Bragantino
Dono da
Diante do péssimo aproveitamento de 22,92% no returno, o Red Bull Bragantino entrou de vez na briga contra o rebaixamento. A equipe do interior de São Paulo só ganhou um dos últimos 16 jogos, além de oito empates e sete derrotas.
Antes de receber o Cruzeiro, o time de Fernando Seabra está a dois pontos do Fluminense, com 39, o primeiro time fora da zona da degola, na 16ª posição.
O técnico Fernando Seabra tem desfalques. Estão no departamento médico o lateral-direito Nathan Mendes, com dor na perna esquerda, os meias Eric Ramires, com lesão na coxa direita, e Gustavo Neves, com dor muscular na coxa esquerda, além do atacante Thiago Borbas, com lesão muscular na coxa direita.
Bragantino x Cruzeiro
Bragantino
Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Lincoln; Jhon Jhon, Eduardo Sasha e Vinicinho (Mosquera). Técnico: Fernando Seabra.
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo (Lucas Villalba), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Gabriel Veron (Tevis/Kaique Kenji). Técnico: Fernando Diniz.
- Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 1º de dezembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA)
- Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA) e Michael Stanislau (CBF)
- VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA)
- Transmissão: Itatiaia (95,7 FM, 610 AM e no YouTube); e Premiere (na TV)