O Corinthians venceu o Criciúma neste sábado (30), por 4 a 2, e embalou sua sétima vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. O duelo foi disputado no Estádio Heriberto Hülse, casa do Tigre, pela 36ª rodada da competição nacional.
O roteiro, para além dos cinco gols anotados, contribuiu para que a partida fosse tão peculiar. O Criciúma foi mais efetivo no primeiro tempo e abriu 2 a 0 no placar. Na segunda etapa, o Timão se impôs e conseguiu a virada com Garro, Matheus Bidu e Yuri Alberto.
Com o resultado, o Corinthians sobe na tabela e assume a oitava colocação, posição que já o colocaria na Libertadores de 2025. A equipe ainda pode ser ultrapassada caso o Cruzeiro vença o Red Bull Bragantino neste domingo (1).
A situação do Criciúma fica ainda mais dramática. A equipe se mantém na 17ª colocação e ainda aguarda jogos de seus concorrentes diretos para saber como ficará a luta contra o rebaixamento.
Corinthians começa melhor
Aos moldes daquilo que mostrou contra o Vasco, o Corinthians do primeiro tempo no Heriberto Hülse foi uma equipe dominante e intensa. Não à toa, para além do controle do jogo, a equipe alvinegra acumulou diversas oportunidades cara a cara.
Logo no começo da partida, Yuri Alberto recebeu de Raniele, partiu cara a cara com Gustavo e tentou toque cavado, que parou no goleiro. Pouco depois, o centroavante teve nova chance, desta vez de cabeça, mas não conseguiu completar para o gol.
Como diz o ditado
Quem não faz, toma. E o Corinthians, que vinha dominando o jogo, saiu atrás no placar. Em grande finalização, Bolasie bateu firme da entrada da área e colocou o Tigre à frente no placar.
A jogada se iniciou pelo lado esquerdo, com Dudu ficando livre do lado oposto. O lateral recebeu com tempo e espaço para cruzar e encontrou Bolasie, livre que bateu de primeira e estufou as redes do Corinthians.
Em dose dupla!
Bolasie também foi o responsável pelo segundo gol do Criciúma no jogo, mais uma vez, mostrando muito recurso. Foi o nono gol do congolês nesta temporada, o segundo contra o Timão.
Desta vez, ele recebeu no pivô, dentro da área, e conseguiu girar com facilidade sobre André Ramalho. De pé direito, ele buscou um chute no primeiro poste, mas viu a bola desviar em Matheus Bidu e enganar o goleiro Hugo, que nada pôde fazer.
De Bidu para Garro
Nos minutos iniciais do segundo tempo, o Corinthians voltou a ter aquela atuação dominante e impositiva da etapa inicial. Em uma falha da defesa do Criciúma, Rodrigo Garro diminuiu o placar para o Timão.
O Corinthians pressionou a saída de bola do Criciúma, que errou na frente da grande área. Com isso, Matheus Bidu pôde conduzir pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro, na marca do pênalti, para Garro concluir ao gol.
De Garro para Bidu
Três minutos depois de diminuir, o Corinthians conseguiu empatar o placar. E se o primeiro tento veio de uma assistência de Bidu para Garro, no segundo, os papéis se inverteram.
Desta vez, Garro recebeu a bola pelo lado direito e tentou passe firme, que cruzou a grande área. Do outro lado, livre, Bidu mandou um foguete, de primeira, no ângulo do goleiro Gustavo.
A virada
Foram poucos os adversários que Yuri Alberto perdoou nesta temporada. E desta vez, coube ao Criciúma provar um pouco do veneno do camisa 9 do Timão.
Em um vacilo, Ronald tentou rebater bola na intermediária após escanteio favorável para o Criciúma. O toque saiu da maneira que o volante menos desejada e acabou saindo para trás, nos pés de Romero, que ficou livre. O paraguaio apenas tocou para o lado e viu Yuri Alberto completar para o gol vazio.
Artilheiro do campeonato
Yuri Alberto marcou o quarto gol do Corinthians na partida e sacramentou a sétima vitória consecutiva do Timão na temporada. Aproveitando a exposição de um Criciúma desesperado, ele recebeu de Romero, ficou cara a cara com o goleiro e marcou.
Foi o 29º gol de Yuri Alberto na temporada, sendo 13 no Brasileiro. O vice-líder é Estevão, do Palmeiras, que marcou 12 vezes.
Criciúma 2x4 Corinthians
Criciúma
Gustavo; Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Ronald e Fellipe Mateus (Trauco); Bolasie e Felipe Vizeu (Pedro Rocha). Técnico: Cláudio Tencati
Provável Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Hugo); Raniele (Talles Magno), André Carrillo (Alex Santana) e Breno Bidon (José Martínez); Rodrigo Garro; Memphis Depay (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de novembro de 2024 (sábado), às 19h30 (de Brasília)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS), assistente FIFA e Schumacher Marques Gomes (PB).
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols:
Bolasie (28 min 1ºT e 37 min 1ºT), para o Criciúma
Garro (16 min 2ºT), Matheus Bidu (19 min 2ºT) e Yuri Alberto (36 min 2ºT e 49 min 2ºT), para o Corinthians
Cartões amarelos:
Newton e Rodrigo, do Criciúma
José Martínez, Gustavo Henrique e Matheuzinho, do Corinthians