Ouvindo...

Com time ‘desfigurado’, Atlético encara invicto Fortaleza pelo Brasileiro

Times se enfrentam a partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira (16), na Arena Castelão, em jogo da 30ª rodada

Atacante Alisson, do Atlético, durante duelo com o Fortaleza

De olho nas semifinais das Copas (do Brasil e Libertadores) e bastante desfalcado, o Atlético volta a campo nesta quarta-feira (16) e encara o Fortaleza pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mineiros e cearenses se enfrentam a partir das 21h45 (de Brasília), na Arena Castelão.

Enquanto o Galo tenta se aproximar do pelotão de frente, com 40 pontos e na nona colocação, o Leão do Pici busca colar em Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder da Série A. A equipe de Juan Pablo Vojvoda, que vem de derrota por 3 a 1 para o Grêmio, tem 55 pontos e está na terceira posição na tabela. Além disso, ainda não perdeu em casa na atual edição.

Leia também

Em 15 confrontos realizados até o momento, o time nordestino acumula 12 vitórias e três empates. Foram 25 gols marcados e apenas sete sofridos. O aproveitamento é de quase 87% em seus domínios.

O Galo, por sua vez, tem a sexta melhor campanha como visitante. Em 13 partidas atuando fora de casa, o Alvinegro obteve quatro triunfos, outros quatro empates, e saiu derrotado cinco vezes. O desempenho é de 41%. Em relação aos tentos, foram 17 anotados e 21 sofridos.

Para a viagem, o “Marechal” acionou apenas quatro atletas da equipe titular: Gustavo Scarpa, Otávio, Renzo Saravia e Everson foram os escolhidos.

Desfalques do Atlético

  • Matías Zaracho - se recupera de cirurgia de hérnia de esporte e pode iniciar a transição nesta semana. A expectativa é que esteja pronto para os jogos contra Vasco e River.
  • Guilherme Arana - com lesão na coxa esquerda, o camisa 13 corre contra o tempo para estar à disposição nas duas semifinais.
  • Rubens - com lesão na coxa, o “cria” está descartado para os três próximos confrontos do Atlético na temporada (Fortaleza, Vasco e River).
  • Bernard - com importante lesão no joelho direito, o meia-atacante só deve voltar a ser opção em novembro.
  • Cadu - com importante lesão no joelho direito, o atacante só retornará em 2025.
  • Junior Alonso - Convocado para defender o Paraguai nas Eliminatórias; encara a Venezuela nesta terça-feira (15).
  • Alan Franco - Convocado para defender o Equador nas Eliminatórias; após enfrentar o Paraguai, encara o Uruguai nesta terça-feira (15).
  • Eduardo Vargas - Convocado para defender o Chile nas Eliminatórias; após enfrentar o Brasil e marcar o único gol de ‘La Roja’, na derrota por 2 a 1, encara a Colômbia nesta terça (15).
  • O zagueiro Lyanco e os atacantes Hulk e Deyverson levaram o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio e terão que cumprir suspensão na 30ª rodada da Série A.
  • Com dores no osso da perna, o atacante Paulinho será preservado para os jogos contra Vasco e River Plate.

Retornos no Galo

Após cumprir suspensão na última partida, o goleiro Everson volta a ser opção e será titular de Milito no Castelão. Já o atacante Alisson, recuperado de lesão muscular, também volta a figurar entre os relacionados.

Novidade da base

A grande novidade na lista de Milito foi o atacante Caio Maia, jogador de 19 anos que integra a equipe de Aspirantes.

Como chega o Fortaleza

Com o meia argentino Pochettino em má fase, Vojvoda deve apostar em três volante, Zé Welison, Matheus Rossetto e Hércules. Este último terá liberdade para encostar nos três homens da frente, Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes.

Quem volta de suspensão é o zagueiro Brítez. Ele não enfrentou o Grêmio na rodada passada, uma derrota por 3 a 1 em Porto Alegre, e deve formar a dupla defensiva com Tomás Cardona.

O departamento médico finaliza a recuperação do volante Lucas Sasha, com uma lesão muscular. É possível que ele fique como opção no banco de reservas. O atacante Marinho tem um edema na coxa esquerda, não jogou em Porto Alegre e é improvável que se recupere para quarta-feira. Yago Pikachu será a opção para a ponta direita.

O lateral-direito Eros Mancuso, reforço da última janela de transferências contratado do Estudiantes-ARG, foi expulso na derrota para o Grêmio e terá que cumprir a suspensão automática. Outro fora por suspensão, mas pelo acúmulo de três cartões amarelos, é o zagueiro Kuscevic.

Fortaleza x Atlético

Provável Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Felipe Jonatan; Zé Welison, Rossetto e Hércules; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Provável Atlético

Everson; Mariano (Saravia); Romulo, Rabello, Lemos; Fausto Vera, Otávio (Paulo Vitor), Igor Gomes; Gustavo Scarpa (Alisson) Palacios, e Kardec. Técnico: Gabriel Milito

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 16 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Neuza Inês Back e por Michael Stanislau
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Transmissão: Globo/Premiere

A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM e pelos canais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.