De olho na recuperação, o Cruzeiro enfrenta o Atlético-GO neste domingo (1º), às 11h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste não vence no Brasileirão há cinco jogos e tenta encerrar o incômodo jejum diante do lanterna da competição.
Mais uma vez, o Cruzeiro terá o forte apoio do seu torcedor. Mais de 50 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada para o jogo deste domingo.
O técnico Fernando Seabra vive momento de pressão pela falta de resultados no Brasileirão. As cobranças por parte da torcida aumentaram com a sequência negativa no torneio nacional. Nem mesmo a classificação às quartas da Copa Sul-Americana, após eliminar o Boca Juniors-ARG, diminuiu o tom de críticas por parte dos torcedores.
O mês de agosto do Cruzeiro, no que diz respeito ao Brasileiro, foi ruim. O time não venceu, e os tropeços se sucedem desde a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, em Cariacica-ES, na 21ª rodada. De lá para cá, a Raposa empatou com o Atlético (0 a 0) e com Vitória (2 a 2), perdeu para o Internacional (1 a 0) e ficou na igualdade com o Inter (0 a 0) no jogo atrasado da quinta rodada.
Classificação das equipes
Estacionado na sétima colocação com 38 pontos, o Cruzeiro vem de empate na última rodada. O time celeste ficou no 0 a 0 com o Internacional, no Gigante da Pampulha, após perder várias chances e desperdiçar um pênalti no segundo tempo.
O Atlético-GO vive um drama. A equipe goiana está na última colocação, com 18 pontos em 24 jogos, e apenas 25% de aproveitamento no Brasileiro. O Dragão fez 12 jogos fora de casa até aqui no torneio e venceu apenas dois (Vitória e Fluminense). Em contrapartida, perdeu sete (Botafogo, Juventude, Bragantino, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, São Paulo) e empatou outros três (Internacional, Cuiabá e Atlético).
Time do Cruzeiro
Para o duelo com o Atlético-GO, o técnico Fernando Seabra mudará novamente o time. O treinador ganha o retorno de três titulares que ficaram fora no empate em 0 a 0 com o Internacional. O lateral-direito William e o volante Lucas Romero voltam a ficar à disposição, depois de cumprirem suspensão automática.
William ganha uma motivação especial no retorno ao time. O lateral foi convocado para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Equador (Couto Pereira, em Curitiba) e Paraguai (Defensores del Chaco, em Assunção).
Com a volta de William, Fernando Seabra poderá encerrar a improvisação no setor defensivo. Zé Ivaldo, zagueiro de ofício e lateral-direito contra o Internacional, retoma sua posição na zaga.
No meio-campo, há expectativa pelo retorno de Álvaro Barreal, que deve ser titular. Ele ficou fora do jogo contra o Internacional por causa de um incômodo no tornozelo esquerdo.
Já o atacante Lautaro Díaz, com elevado desgaste muscular, deve seguir fora da equipe. Outra ausência no ataque é de Juan Dinenno, que passou por cirurgia no joelho direito neste sábado (31) e só voltará a jogar no próximo ano.
Promovidos do time sub-20 nesta semana, o lateral-direito Dorival, o meia Jhosefer, além dos atacantes Tevis e Kaique Kenji podem fazer parte do banco de reservas contra o Atlético-GO. Os jovens chegam ao time principal após boas participações e números importantes na base.
Time do Atlético-GO
Apesar de ser o lanterna do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO vem de duas vitórias consecutivas, contra o Internacional (1 a 0) e o Juventude (2 a 1). No entanto, o Dragão acumula mais três derrotas no histórico das cinco últimas partidas.
O técnico Umberto Louzer tem desfalques certos. O atacante Bruno Tubarão, expulso contra o Juventude, está fora do jogo. O também atacante Janderson, com o terceiro cartão amarelo, também não joga.
Se há desfalques, também há quem volte ao time. O lateral-direito Maguinho cumpriu suspensão e volta contra o Cruzeiro. Pedro Henrique, Derek, Alix Vinicius e Roni seguem como ausências por causa de lesões.
Cruzeiro x Atlético-GO
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Barreal e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Atlético-GO
Ronaldo; Maguinho, Adriano, Pedro Henrique (Luiz Felipe) e Guilherme Romão; Rhaldney, Gonzalo Freitas, Janderson, Campbell e Luiz Fernando. Técnico: Umberto Louzer.
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de setembro de 2024 (domingo), às 11h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Auxiliares: Rafael Da Silva Alves (RS) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ
Transmissão: Premiere; A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube com imagens da cabine do estádio.