Ouvindo...

Atlético vence São Paulo, alivia pressão e sobe na tabela do Brasileiro

Em casa, na Arena MRV, em Belo Horizonte, Galo voltou a vencer depois de três jogos

Eduardo Vargas, atacante chileno do Atlético, comemora gol contra o São Paulo, na Arena MRV

O Atlético aliviou a pressão após três jogos sem vencer. Nesta quinta-feira (11), o Galo bateu o São Paulo por 2 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e subiu na tabela.

A expulsão do zagueiro argentino Alan Franco, do Tricolor Paulista, no segundo tempo, deu tranquilidade para os mandantes concretizarem o triunfo. O Galo abriu o placar com o atacante chileno Eduardo Vargas. Lucas Moura empatou para o São Paulo, mas Paulinho marcou o gol da vitória para o Atlético, ainda no primeiro tempo.

O Galo, que vinha de empate com Atlético-GO (1 a 1) e derrotas para Flamengo (4 a 2) e Botafogo (3 a 0), subiu duas posições e agora é o décimo, com 21 pontos em 15 jogos. Já o São Paulo caiu do quarto para o quinto posto na tabela, com 27 pontos em 16 partidas.

Os dois times voltarão a campo pela 17ª rodada do Brasileirão. Galo enfrentará o Juventude, no Mané Garrincha, em Brasília, na próxima terça-feira (16), às 19h. O Tricolor Paulista, que estava embalado com quatro vitórias, receberá o Grêmio no dia seguinte, às 20h, no MorumBis, na capital paulista.

Leia também

O jogo

O jogo começou movimentado na Arena MRV, mas muito firme. O início foi marcado por faltas mais fortes e também marcação cerrada dos dois lados. Apesar disso, o Atlético era melhor no começo.

Gol do Galo!

De tanto pressionar, o Atlético chegou ao primeiro gol. Aos 12 minutos, o atacante Hulk cobrou falta, o goleiro Rafael espalmou e, no rebote, o atacante chileno Eduardo Vargas só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

São Paulo empata

Aos 18 minutos, veio o gol de empate do Tricolor Paulista. Após “bololô" na área, o meia-atacante Lucas aproveitou a bola nos pés e, girando, chutou cruzado e acertou o canto direito do goleiro Matheus Mendes.

Susto

Nos minutos seguintes, o Galo levou alguns sustos e quase viu os visitantes desempatarem o confronto. Porém, a sorte parecia estar ao lado dos mandantes.

Gol do Galo antes do intervalo

Aos 47 minutos, quando o empate parecia ser o resultado para a segunda etapa, o atacante Paulinho deixou o dele. O meia Gustavo Scarpa cortou para o meio e finalizou colocado. A bola desviou no zagueiro argentino Alan Franco e depois no camisa 10 e entrou.

Tricolores pediram toque de mão do atacante atleticano. Contudo, após análise do VAR, o gol foi confirmado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique (CBF-CE), o que não cessou a reclamação do São Paulo.

Pressão no segundo tempo

Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o Atlético quis o terceiro. Aos dois minutos, Vargas achou o lateral-esquerdo Guilherme Arana que, num chute forte, obrigou Rafael a fazer grande defesa.

Expulsão

Aos 14 minutos do segundo tempo, Alan Franco foi expulso, após pisar no tornozelo do volante Otávio por trás. A princípio, o jogador levou cartão amarelo, mas depois foi expulso em decisão com auxílio do VAR.

Matheus Mendes salva

Mesmo com um a menos, o Atlético levou um susto. O goleiro atleticano fez ótima defesa aos 20 minutos do segundo tempo, após chute do volante Luiz Gustavo no canto esquerdo, de fora da área. No rebote, Matheus Mendes foi ainda melhor ao abafar o chute do atacante Luciano.

Scarpa de novo

O Atlético tinha mais a bola com um homem a mais. Depois de muito rodar a bola, o Galo atacou com Scarpa, que mais uma vez cortou para o meio e chutou de fora da área. Contudo, a bola passou por cima do gol tricolor.

Hulk leva perigo

Em falta aos 38 minutos, Hulk bateu falta de longa distância. A bola passou perigosamente ao lado direito do gol de Rafael, que estava no lance.

Controle

Com um jogador a mais, o Atlético conseguiu controlar o fim da partida. O Galo não sofreu e conseguiu concretizar a vitória por 2 a 1.

Atlético 2 x 1 São Paulo

Atlético

Matheus Mendes; Renzo Saravia, Rodrigo Battaglia e Bruno Fuchs; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco e Guilherme Arana; Eduardo Vargas (Cau, aos 28' do 2ºT), Paulinho (Brahian Palacios, aos 48' do 2ºT) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito

São Paulo

Rafael; Igor Vinicius (Rafinha, aos 34' do 2ºT), Robert Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson, Ferreira (Wellington Rato, aos 21' do 2ºT) e Lucas Moura (Erick, aos 41' do 2ºT); Luciano (Rodrigo Nestor, aos 21' do 2ºT) e Jonathan Calleri (André Silva, aos 41' do 2ºT). Técnico: Luís Zubeldía

Gols: Eduardo Vargas, aos 13' do 1ºT, e Paulinho, aos 47' do 1ºT (Atlético); Lucas, aos 18' do 1ºT (São Paulo);
Cartões amarelos: Rodrigo Battaglia, aos 9' do 1ºT, e Hulk, aos 44' do 1ºT (Atlético); Luiz Gustavo, aos 37' do 2ºT (São Paulo)
Cartão vermelho: Alan Franco, aos 14' do 2ºT (São Paulo)
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de julho de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 28.772
Renda: R$ 1.629.280,00
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Leone Carvalho Rocha
VAR: Rodrigo Nunes de Sá


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.