Ouvindo...

Times

Cuiabá vence São Paulo e impõe primeira derrota da Era Zubeldía em pleno Morumbis

Tricolor Paulista joga muito mal e perde jogo por 1 a 0, com gol de Eliel no segundo tempo

Em uma rotação abaixo do comum, o São Paulo jogou muito mal e foi derrotado por 1 a 0 Cuiabá, com um gol de Eliel, nesta quarta-feira (19), no Morumbis, pela décima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado representou o fim da sequência invicta de Luis Zubeldía, que chegou a ficar 12 partidas sem perder no comando do Tricolor.

A derrota, na pior atuação da equipe com o comando do argentino, também foi um duro golpe nas pretensões do São Paulo de encostar nos líderes da competição. Agora, o São Paulo está na sexta posição, com 16 pontos somados, mas pode cair na tabela a depender de outros resultados.

O Dourado, por sua vez, segue em uma campanha de recuperação. Agora, a equipe está na 13ª colocação, com 10 pontos, e também aguarda o fim da rodada para confirmar o atual posto.

O Cuiabá chegou a figurar como lanterna da Série A, mas, sob o comando do técnico português Petit - que estava suspenso nesta partida - alcançou a marca de sete vitórias em 11 jogos.

Próximas partidas

As duas equipes já voltam a campo pelo Brasileirão neste sábado (22).

Às 21h30 (de Brasília), em São Januário, São Paulo visita o Vasco. O Cuiabá recebe o Atlético-GO, na Arena Pantanal, mais cedo, às 18h30 (de Brasília).

O jogo

Com a escalação muito modificada no meio-campo e ataque, o São Paulo iniciou a partida longe do seu melhor momento. A equipe errou muitos passes e jogadas individuais. Mostrava sonolência em campo.

No travessão!

O Cuiabá, do outro lado, fazia um jogo confortável e esperava um erro defensivo para sair na frente do placar. Esse cenário quase se concretizou aos 19 minutos. Após sair errado, Arboleda entregou a bola para Max, que arriscou um chute de longe no travessão.

Cuiabá melhor

Enquanto o São Paulo seguia desencontrado e lento em campo, o Dourado era mais vertical e tentava definir as jogadas com rapidez. Foi o time do Mato Grosso quem mais se aproximou do gol, em um confronto pobre tecnicamente.

O Cuiabá, inclusive, encerrou o primeiro tempo com uma segunda boa oportunidade de sair na frente do marcador, com um novo chute de longa distância. Dessa vez, a finalização saiu do pés de Denilson, aos 37.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o técnico Luis Zubeldía não mexeu na equipe do São Paulo. A clara aposta foi na mudança de postura dos jogadores. Assim, o Tricolor começou segundo tempo mais impostivo e criou uma boa chance com Michel Araujo, aos três minutos.

Do outro lado, o Cuiabá seguiu com a mesma proposta e retrucou com Jonathan Cafú.

Arsenal em campo

Sem conseguir manter o ímpeto do início do segundo tempo, o Tricolor mandou a campo Luiz Gustavo, Nestor e Lucas.

Depois das mudanças, o São Paulo chegou mais no ataque, assustando depois de um chute de Welington de fora da área, aos 20, e de Calleri quase na pequena área, aos 26 e 29.

Cuiabá faz gol

No melhor momento do Tricolor na partida - o que não significa que o time estava jogando bem -, o Cuiabá acertou um rápido contra-ataque com uma ligação direta, e Eliel, que acabara de entrar na partida, acertou um chute sem chances para Jandrei.

São Paulo 1 x 0 Cuiabá

São Paulo

Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson (Ferreira) e Galoppo (Luiz Gustavo); Welington Rato (Lucas), Michel Araujo (Nestor), Luciano (William Gomes) e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

Cuiabá

Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon (Rikelme); Lucas Mineiro, Denilson (Fernando Sobral) e Max (Bruno Alves); Jonathan Cafú (Eliel), Clayson (Raylan) e Isidro Pitta. Técnico: Nuno Pereira.

Gol
Eliel (36min2ºT), do Cuiabá

Cartões amarelos
Alisson, William Gomes (São Paulo); Raylan, Ramon (Cuiabá)

Público: 33.534
Renda: R$ 1.726.202,50

Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 20h (de Brasília)
Local: estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes (SC) e Brigida Cirilo Ferreira-FIFA (AL)
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais