Ouvindo...

Ronaldinho tinha acerto com gigante europeu antes do Barcelona, diz agente

André Cury abriu o jogo sobre transferência do meio-campista brasileiro para o time espanhol

Ronaldinho estrelou vídeo de lançamento da nova camisa do Barcelona

Nome histórico do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho quase teve um destino diferente quando decidiu deixar o Paris Saint-Germain, em 2003. O empresário André Cury, que intermediou a negociação envolvendo o brasileiro, revelou que o meio-campista era o ‘Plano B’ do time catalão e que tinha um acerto encaminhado com o Manchester United, da Inglaterra.

A intenção do clube catalão era contratar o inglês David Beckham. Em 2003, o Barcelona vivia um processo de eleição para novo presidente e Juan Laporta tinha ligações com André Cury por meio de Sandro Rossell (vice-presidente esportivo à época).

“Quem ia ser contratado era o Beckham, mas dois dias antes ele decidiu ir para o Real Madrid. As pesquisas estavam meio empatadas, o Laporta com o outro candidato, e o outro candidato começou a crescer porque o Beckham disse que ia para o Real Madrid”, disse em entrevista ao ge.

A partir desse ‘revés’, Sandro Rossel, que trabalhou na Nike junto com André Cury, passou a considerar o nome de Ronaldinho Gaúcho. O brasileiro estava em destaque após o título com a Seleção Brasileira a Copa do Mundo em 2002.

“Não era o Ronaldinho o cara. Tivemos a experiência com o Ronaldinho na Copa de 2002, e eu falava, o Sandro também pensava nisso, e outras pessoas também. Depois de muitos nomes que deram errado, emplacou o do Ronaldinho. Ele já estava quase indo para o Manchester United, e conseguimos fazer essa contratação que mudou a história do clube”, completou.

Leia também

Ronaldinho no Barça

Pelo Barcelona, Ronaldinho Gaúcho disputou 207 partidas e marcou 97 gols. Ele foi contratado pelo clube catalão um ano após formar o ataque da Seleção Brasileira no título da Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coréia do Sul.

O craque defendeu o clube catalão entre 2003 e 2008. Ele foi bicampeão do Campeonato Espanhol (2004/2005 e 2005/2006), bicampeão da Supercopa da Espanha (2005 e 2006) e campeão da Champions League (2005/2006). Ele foi eleito duas vezes melhor do mundo (2004 e 2005).

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.