Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Como Acevedo pode ajudar o Bahia na reta final do Campeonato Brasileiro

Após 10 meses sem jogar, volante já treina com o grupo e está à disposição do técnico Rogério Ceni

A principal notícia da semana para o Bahia foi, até o momento, o retorno de Nicolás Acevedo aos treinamentos. Depois de 10 meses se recuperando de um rompimento no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, o volante está novamente à disposição do técnico Rogério Ceni.

Ainda não há confirmação de que ele estará entre os relacionados para o jogo contra o Flamengo, marcado para o próximo sábado (5), na Arena Fonte Nova. No entanto, é certo que o uruguaio será peça importante na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro.

Diante do elenco “enxuto” que tem o Tricolor, como gosta de destacar Ceni em suas entrevistas coletivas, Acevedo traz uma característica diferente para o meio-de-campo tricolor, que tem como formação incontestável o quarteto Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly.

Primeiro volante de origem, o atleta é reconhecido por sua capacidade de roubar a bola do adversário. No Brasileirão de 2023, ele foi o segundo jogador com mais desarmes na equipe do Bahia, com 54. Apenas Rezende, que tem dividido as funções de zagueiro e volante na atual temporada, desarmou mais vezes: 55.

Dessa forma, seja como titular ou entrando durante os jogos, o uruguaio pode dar mais consistência defensiva para o Esquadrão, que às vezes sofre com um meio pouco marcador. Nesse sentido, é capaz de dar mais liberdade para Caio Alexandre, por exemplo, exercer mais seu poder de criação - sua principal característica.

É claro que a tendência inicial é de que Acevedo seja incorporado aos poucos aos jogos do Bahia, diante da gravidade da lesão que sofreu. Rogério Ceni deve utilizá-lo mais como um reserva a ser acionado durante os jogos e “liberá-lo” da carga de responsabilidade que tem a reta final do Brasileirão.

Leia também

A lesão de Acevedo

A última partida do uruguaio como profissional ocorreu no dia 7 de dezembro de 2023, contra o Atlético, pela última rodada do Brasileirão daquele ano. O Tricolor venceu por 4 a 1 e se livrou do rebaixamento, mas o volante saiu de campo ainda no primeiro tempo, com muitas dores no joelho direito.

O exame, feito mais tarde, indicaria um problema grave: rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA). Desde então, Acevedo passa por uma longa recuperação, que envolveu duas cirurgias.

“Foi um processo longo. O principal foi me manter focado, positivo. Aproveitei muito esse tempo para estar com a família. O psicólogo foi muito importante para me manter focado no objetivo de me recuperar”, disse o jogador, em entrevista coletiva concedida nessa quarta.

Números de Acevedo

Acevedo pertence ao New York City, mas, no início de 2024, teve o contrato de empréstimo renovado com o Bahia. O novo vínculo vai até dezembro deste ano, com compra obrigatória caso o jogador cumpra determinadas metas.

O volante desembarcou em Salvador (BA) no início de 2023. No total, tem 54 partidas pelo Esquadrão e duas assistências.

Bahia x Flamengo

Bahia e Flamengo se enfrentam no próximo sábado (5), às 19h (de Brasília), pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Esquadrão de Aço ocupa a sexta colocação do certame, com 45 pontos. Já o Fla está em quarto, com 48.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais