A vitória do Atlético por 1 a 0 sobre o Botafogo nesse sábado (16) na Arena MRV foi importante não apenas para posicionamento na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro, mas também para as pretensões da próxima temporada. Os três pontos somados mantiveram o Galo em 9º, mas agora a distância para o G4 da competição é de cinco pontos.
Por um lado, a vitória não mudou a posição atleticana na classificação. Por outro, o clube viu aumentar as chances de participar de competições internacionais em 2024. Agora com 34 pontos, o Atlético tem 29,8% de chances de jogar a próxima Copa Libertadores, segundo levantamento do Departamento de Matemática da UFMG.
A possibilidade de título segue remota, com apenas 0,15%. Porém, o “fantasma do rebaixamento” também está cada vez mais distante, com chance atual de 0,39%, segundo a UFMG.
Neste momento da temporada, o levantamento projeta a maior probabilidade para que o Galo jogue a Copa Sul-Americana em 2024. A UFMG aponta 61% de chance de classificação - a maior porcentagem entre os times da Série A.
Apesar da 9ª posição com 34 pontos, a equipe atleticana está um ponto atrás do Fortaleza, que é 8º, e cinco pontos atrás do Flamengo, atual 4º colocado. O próximo compromisso rumo à esperada vaga na “Liberta” será no sábado (23), também na Arena MRV em Belo Horizonte, contra o Cuiabá. A partida é válida pela 24ª rodada do Brasileirão.
As possibilidades do Atlético para 2023 e 2024, segundo a UFMG
-
Título: 0,15%
-
Classificação à Libertadores: 29,8%
-
Classificação à Sul-Americana: 61%
-
Rebaixamento: 0,39%