No domingo (13) em que os holofotes se voltaram aos pais atleticanos, o Galo correspondeu dentro de campo e venceu o Bahia por 1 a 0, no Mineirão. O atacante Paulinho marcou o único gol da partida.
Com o triunfo pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari chegou aos 27 pontos e assumiu a 9ª colocação na tabela.
O segundo triunfo consecutivo no Brasileirão também foi importante para quebrar o jejum de seis jogos sem vitória como mandante.
Na próxima rodada da Série A, o Atlético vai ao Rio de Janeiro, local do duelo diante do Vasco. A partida está marcada para domingo (20), às 11h, em São Januário.
Público especial
No domingo em que os pais foram o foco das atenções, o Gigante da Pampulha recebeu público especial. Centenas de família estiveram no estádio para empurrar o time de coração e, de quebra, comemorar o Dia dos Pais.
Despedida
O duelo diante do Bahia ainda marcou a despedida do Galo do Gigante da Pampulha. A partir do próximo compromisso como mandante, o clube receberá os adversários na Arena MRV, sua nova casa. O primeiro duelo no estádio será diante do Santos, domingo (27), às 18h30.
Camisa personalizada
Em homenagem ao Dia dos Pais, os jogadores do Galo entraram em campo com uma camisa diferente. A tradicional linha 1 de jogo mostrou bilhetes dos filhos aos jogadores (veja foto abaixo).
Alterações
Com as lesões do zagueiro Igor Rabello e do meia Hyoran, o técnico Felipão precisou mudar o time que enfrentou o Palmeiras, pela Copa Libertadores. Com isso, entraram Mauricio Lemos e Igor Gomes. Na lateral direita, Mariano substituiu Saravia, suspenso.
Primeira grande chance
Em busca do primeiro gol desde os primeiros minutos de bola rolando, o Atlético teve a grande primeira oportunidade aos 13'. Num chute forte, Paulinho obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa e espalmar a bola para a linha de fundo.
Bahia assusta
Aos 19', Cauly foi quem quase abriu o marcador. Num chute de primeira, o atacante do Tricolor só não correu para o abraço porque a bola desviou e mudou a rota.
Números do primeiro tempo
Nos 50 minutos de bola rolando na primeira etapa, o Atlético teve 47% de posse de bola, contra 53% do Bahia. Os visitantes finalizaram seis vezes contra quatro dos donos da casa.
Volta do intervalo
Com o zero no placar, o técnico Felipão promoveu uma mudança já para a volta do intervalo. O técnico atleticano sacou o volante Otávio e colocou em campo o equatoriano Alan Franco.
Gol da redenção
Bastante criticado pelo gol desperdiçado no Allianz Parque, na eliminação do Atlético para o Palmeiras na Libertadores, o atacante Paulinho se redimiu ao abrir o placar contra o Tricolor. Aos 3' da segunda etapa, ele recebeu livre na pequena área e marcou.
Na comemoração, o camisa 10 foi bastante abraçado pelos companheiros e comissão técnica.
Quase o empate!
Aos 8', o Bahia quase deixou tudo igual. Ex-Atlético, o atacante Ademir fez fila ao fintar os marcadores e obrigou Everson a fazer grande defesa. No rebote, Thaciano finalizou, e a bola saiu pela linha de fundo.
Olha o Galo!
Aos 10', em resposta, Guilherme Arana levantou o torcedor na arquibancada. Em belo chute de fora da área, ele buscou a gaveta, mas a bola passou a poucos metros do gol.
Não, Paulinho!
Inacreditável! Aos 22', o autor do único gol da partida quase ampliou. Livre na área, Paulinho chutou em cima do goleiro do Bahia e perdeu a chance de marcar o segundo.
Passou perto
Já nos acréscimos, Guilherme Arana quase marcou o primeiro gol dele desde que voltou de lesão. O lateral recebeu na entrada da área e finalizou forte. A bola subiu muito e passou por cima do travessão de Marcos Felipe.
Atlético 1x0 Bahia
Atlético
Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Alan Franco), Battaglia (Edenilson) e Igor Gomes (Patrick); Pavón, Paulinho (Réver) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Candido; Rezende (Yago Felipe), Thaciano (Léo Cittadini), Cauly e Ademir; Rafael Ratão (Jacaré) e Everaldo (Mingotti). Técnico: Renato Paiva.
Gol: Paulinho, aos 3'2ºT
Cartões amarelos: Otávio, Pavón (CAM)
Público: 29.847
Renda: R$ 978.420,50
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13 de agosto de 2023 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitros: Savio Pereira Sampaio
Auxiliares: Bruno Boschilia e Lehi Sousa Silva