O Atlético busca, por meios jurídicos, ressarcimento de uma multa recebida em abril pela Conmebol. O clube foi punido em dez mil dólares (cerca de R$ 50 mil) por conta das condições do gramado do Mineirão em jogo contra o Millonarios, da Colômbia, pela volta da terceira fase da Copa Libertadores - vencido pelo Galo em Belo Horizonte por 3 a 1.
Segundo apurou o jornalista João Vitor Xavier, o clube quer ser ressarcido pela Minas Arena, concessionária que gere o Gigante da Pampulha. A informação foi dada durante o programa Bastidores, da Itatiaia, neste domingo (21).
“Ontem (sábado), conversei com o Bruno Muzzi, CEO do Atlético. Surgiu esse assunto na jornada da Itatiaia, discussão, como repórter que sou, fui atrás dele e perguntei: ‘Bruno, qual a posição do Atlético?’”, disse o apresentador do Bastidores.
“Ele me disse: ‘Estamos buscando os caminhos jurídicos para que o Atlético seja ressarcido da multa que já tomou da Conmebol e de uma eventual multa, ou eventuais que possam vir a acontecer pela má qualidade do gramado do Mineirão’”, completou.
“A CONMEBOL reserva-se o direito de fazer uma retenção econômica sobre o direitos de participação aos clubes cujos estádios não possuem grama, drenagem e irrigação com os requisitos exigidos, de acordo com o disposto neste manual e no Guia Básico de Preparação de Campo da CONMEBOL. Essa retenção poderá ser devolvida, mediante inspeção da CONMEBOL —ou quem ela designar— uma vez regularizado e atingido os requisitos mínimos para o uso do campo de jogo”, diz a Conmebol.
O Galo entra em campo na terça-feira (23), às 19h, no Mineirão, pela quarta rodada do Grupo G da Copa Libertadores. O Atlético recebe o Athletico-PR, líder da chave, com sete pontos. O time alvinegro é o terceiro, com três.
Jogo realocado
Uma partida do Atlético na Libertadores já foi realocada por conta das condições do gramado. Em 3 de maio, o Galo enfrentaria o Alianza Lima, do Peru, no Mineirão. Contudo,
Na ocasião, o Atlético criticou a Minas Arena. “Em razão do péssimo estado do gramado do Mineirão, o Galo recebeu hoje, 28 de abril, a notícia da decisão da Conmebol de vetar o estádio para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Alianza Lima, pela terceira rodada do Grupo G da Copa Conmebol Libertadores”, iniciou o Galo, em nota.
“A decisão não é propriamente uma surpresa, já que o Atlético vinha, reiteradamente, alertando para a situação, que traz enorme prejuízo ao clube. A partida permanece marcada para as 21h30 do dia 3 de maio (quarta-feira), e será disputada, portanto, no Independência”, completou o clube.