Nesta terça-feira (16), representantes da principal Organizada do clube divulgaram nas redes sociais que serão feitos dois mosaicos de LED nos próximos jogos. Os confrontos escolhidos foram o desta quarta-feira (17), diante do Corinthians, pela Copa do Brasil, e o da próxima terça (23), contra o Athletico, na Copa Libertadores.
Conforme divulgado por Thiago Scap, responsável pela elaboração dos projetos, esta será a primeira vez que o novo sistema de iluminação do Mineirão será utilizado para dar efeito inédito ao desenho preparado pela torcida atleticana.
No dia 30 de janeiro deste ano, o Mineirão anunciou a nova iluminação esportiva para a temporada de 2023. Econômica, de baixa manutenção e de rápida resposta, a tecnologia com projetores de LED, que segue a normativa da Fifa, possibilita a programação de espetáculos de luzes, como as da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. O investimento do Gigante da Pampulha foi de R$ 3 milhões.
Os antigos 372 holofotes com lâmpadas de vapor metálico – instalados em 2012, como parte das obras de reforma para a Copa de 2014 – deram lugar a 280 projetores de LED, fornecidos e instalados pela Tecnowatt, empresa brasileira com mais de 50 anos no mercado e integrante do grupo multinacional espanhol Simon.
A rede de automação, composta por equipamentos da Protopixel – empresa que também integra o grupo Simon –, possibilita variados efeitos de luzes pré-programadas, que podem ser integrados a músicas e atrações em campo. O Mineirão é o terceiro estádio no Brasil a receber iluminação LED. O Morumbi instalou a tecnologia em 2019 e o Allianz Parque no ano passado.