O Cruzeiro deixou escapar a vitória na ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Na noite desta sexta-feira (20), o time celeste empatou em 2 a 2 com o Palmeiras no Independência, em Belo Horizonte.
O time celeste vencia por 2 a 1 até os 48 minutos do segundo tempo. Contudo, os visitantes empataram depois de cruzamento do lateral-direito Gilberto Junior e gol contra do zagueiro Pedrão, que cortou errado.
O atacante celeste Tevis abriu o placar para o Cruzeiro. Janderson, contra, empatou para os visitantes. Já o meio-campista Henrique Silva fez o segundo gol celeste, até o gol derradeiro do Palmeiras.
Ainda no primeiro tempo, com 0 a 0 no placar, o Cruzeiro teve duas cobranças de pênalti, ambas perdidas pelo meia-atacante Gui Meira. Na primeira, o goleiro Deivid defendeu, mas se adiantou. Já na segunda, o arqueiro palmeirense voltou a defender a penalidade.
A partida de volta da final do Brasileiro Sub-20 será em 30 de setembro, segunda-feira, às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo. O Palmeiras vai mandar o jogo de volta da final pois teve melhor campanha na primeira fase.
Quem vencer na volta vai se sagrar campeão. Em caso de novo empate, o título será decidido nas cobranças de pênaltis.
Antes do segundo jogo, o Cruzeiro enfrentará o América como mandante, às 15h de quarta-feira (25), pela volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Já o Verdão não terá compromissos até a decisão do Brasileiro.
O jogo
A partida iniciou com o Palmeiras melhor. O time criou três boas oportunidades, até um momento chave: após checagem do árbitro de vídeo, foi marcado pênalti a favor do Cruzeiro depois de toque de mão do zagueiro Benedetti dentro da área.
Meia-atacante do Cruzeiro, Gui Meira bateu uma vez e perdeu, após defesa de Deivid Andrade. Depois de checagem do VAR, o lance aos 37 minutos do primeiro foi repetido. O cruzeirense repetiu a cobrança e perdeu, depois de nova defesa do goleiro palmeirense.
Os visitantes seguiram melhor, mas o Cruzeiro foi quem abriu o placar. Com 44 no relógio, Tevis fez boa jogada individual da direita para a esquerda, cortou para o meio e bateu de chapa à meia altura, sem chances para Deivid.
Segundo tempo
Logo no primeiro lance do segundo tempo, o Palmeiras empatou. O lateral-direito Gilberto bateu falta, Otávio defendeu, mas a bola bateu no zagueiro cruzeirense Janderson e foi para o fundo das redes.
O Cruzeiro, contudo, voltou melhor após o intervalo. Aos 14 minutos, depois de boa defesa de Deivid, o meio-campista Henrique Silva recebeu da entrada da área, dominou e chutou no canto do goleiro palmeirense.
A partida continuou aberta, com chances para os dois lados. O Cruzeiro conseguia controlar o resultado, mas não segurou pressão final. O lateral-direito Gilberto Junior cruzou, o zagueiro Pedrão falhou e colocou a bola para o gol, aos 48 minutos do segundo tempo, empatando o duelo em 2 a 2.
Cruzeiro 2 x 2 Palmeiras
Cruzeiro
Otávio; Dorival (Nicolas), Janderson, Pedrão e Kauã Prates; Italo Isaac (Murilo Rhikman), Jhosefer, Gui Meira (Henrique Silva) e Xavier; Tevis (Rayan Lelis) e Arthur Viana (Rhuan Gabriel). Técnico: Fernando Oliveira
Palmeiras
Deivid Andrade; Gilberto Junior, Robson, Benedetti e Vareta (André Lucas); Coutinho, Patrick Silva, Riquelme Fillipi (Edney), Allan Elias (Sorriso) e Luighi (Daniel); Thalys. Técnico: Lucas Andrade
Gols: Tevis e Henrique Silva (Cruzeiro); Janderson contra e Gilberto Junior (Palmeiras)
Cartões amarelos: Dorival, Italo Isaac e Nicolas (Cruzeiro); Benedetti, Vareta e André Lucas (Palmeiras)
Data e horário: sexta-feira, 20 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 5.542 torcedores
Renda: R$ 45.700,00
Motivo: ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (CBF-AP)
Assistentes: Luan Patrique Pereira da Silva (CBF-AP) e Hugo Filemon Soares Pinto (CBF-RJ)
Transmissão: sportv (TV por assinatura). A Itatiaia também transmitiu o jogo no rádio, 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, com imagens da jornada esportiva no YouTube