Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Quais clubes brasileiros disputarão competições internacionais em 2024

Serão 14 clubes representando o Brasil na disputa da Libertadores ou da Copa Sul-Americana na próxima temporada

FotoJet (17).jpg

Atlético, de Hulk, Palmeiras, de Endrick, e Cruzeiro, de Nikão, disputarão competições internacionais em 2024

Pedro Souza/Atlético, Cesar Greco/Palmeiras e Cruzeiro

Com o encerramento do Campeonato Brasileiro, nesta quarta (6), os times começam a pensar na próxima temporada. Serão oito representantes do futebol nacional na Copa Libertadores e seis na Copa Sul-Americana. Confira a lista e mais informações abaixo.

Libertadores

Seis clubes brasileiros estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2024: Palmeiras, Grêmio, Atlético e Flamengo conquistaram as vagas do Campeonato Brasileiro, Fluminense, atual campeão da Copa, e São Paulo, que conquistou a Copa do Brasil em 2023.

Já Botafogo e Bragantino, quinto e sexto colocados da Série A do Brasileirão, respectivamente, entrarão na Libertadores na segunda fase preliminar, marcada para os dias 21 e 28 de fevereiro.

A fase de grupos da Libertadores acontecerá entre 3 de abril e 29 de maio. O mata-mata, a partir das oitavas de final, tem início em 14 de agosto, com a final única marcada para 30 de novembro.

Copa Sul-Americana

Serão seis representantes brasileiros na Copa Sul-Americana em 2024: Athletico, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro, todos classificados pelo Campeonato Brasileiro.

O início da fase de grupos da Copa Sul-Americana está previsto para o dia 3 de abril de 2024. A final, disputada em jogo único, será no dia 23 de novembro.

Recopa Sul-Americana

Atual campeão da Libertadores, o Fluminense também representará o Brasil na Recopa Sul-Americana. Os jogos contra a LDU-EQU, campeã da Sul-Americana diante do Fortaleza, serão nos dias 21 e 28 de fevereiro, em Quito e no Rio de Janeiro, respectivamente.

As datas das competições internacionais

No último dia 29, a Conmebol divulgou as datas dos principais torneios de 2024. Os sorteios das fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana, por exemplo, será no dia 19 de dezembro. Já o sorteio das fases de grupos acontecerá em março de 2024, com data ainda a ser confirmada. Saiba mais aqui.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais