O jogo entre Botafogo e Athletico-PR, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi suspenso na noite deste sábado (21) por falta de energia elétrica no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
A suspensão da partida aconteceu quando o placar registrava um empate em 1 a 1. Tiquinho Soares havia inaugurado o placar para o Fogão, aos 23 do primeiro tempo, enquanto Pablo deixou tudo igual para o Furacão, aos 40 minutos.
Jogo será retomado no domingo (22)
Em entrevista ao SporTV, o diretor de competições da CBF, Júlio Reis, informou que a partida será retomada neste domingo (22), partir das 15h (de Brasília), com portões fechados, devido à realização do clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h, e por questões de segurança não há como se colocar as três torcidas nas ruas.
Além disso, a partida entre Fortaleza e Botafogo, que seria terça-feira (24), às 19h, no Castelão, está adiada.
Botafogo alega ‘causas desconhecidas’
Em nota oficial, o Botafogo afirmou que houve uma “instabilidade no sistema de energia, de causas e responsabilidades desconhecidas. É prematuro afirmar a origem do ocorrido, que ainda está sendo apurada”.
O clube carioca disse ainda que “após tentativas de identificação das causas, concluiu-se que não haveria condições para a disputa da segunda etapa. Por determinação da arbitragem, a partida não terá continuidade neste sábado (21)”.
O Botafogo disse ainda que “aguardará as diretrizes da CBF para a definição de uma nova data para o reinício da partida. O Clube agradece a presença dos torcedores no Nilton Santos”.
Nas redes sociais, a companhia elétrica Light informou que o problema da queda de energia foi um problema interno do estádio Nilton Santos.
“Nossas equipes estiveram no Estádio Olímpico Nilton Santos, e no local, confirmaram defeito interno de responsabilidade do estádio. As duas linhas da Light estão íntegras e disponíveis”, afirmou.
Luz instável desde o início da partida
A primeira queda de luz no estádio aconteceu logo aos 6 do primeiro tempo, mas a energia foi restabelecida. Aos 12 minutos, o jogo teve de ser paralisado novamente.
A bola então rolou no Nilton Santos até o fim da etapa inicial, quando ocorreram duas interrupções, e o primeiro tempo foi encerrado antes do fim, aos 67 minutos.
O jogo recomeçou no segundo tempo, mas logo no apito inicial houve uma nova queda de alguns refletores. Ainda assim, os jogadores de ambas as equipes seguiram em campo.
Aos 5 minutos da etapa complementar, o jogo foi novamente paralisado, devido à queda de luz. Com boa parte da iluminação apagada, o árbitro orientou os jogadores a se dirigirem ao vestiário.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orientou o cumprimento do protocolo para casos de queda de energia, para se esperar por um período de esperar inicial de 30 minutos, com outros 30 minutos caso seja necessário.
Como a energia não foi restabelecida no período, o estádio foi evacuado e ficou decidido pela suspensão do jogo.
“Recebemos a informação do engenheiro responsável. A gente não tem segurança que a luz vai voltar. Neste momento, a partida está suspensa. A CBF vai entrar em contato com os clubes para definir uma nova data”, informou o árbitro Matheus Delgado Candançan.