Ouvindo...

Fifa destinará valor bilionário para compensar clubes com atletas na Copa do Mundo

Medida destinará montante recorde para todas as equipes com jogadores na disputa do Mundial de 2026

Gianni Infantino, presidente da Fifa, durante inauguração do Complexo Mohammed VI, no Marrocos

A Fifa anunciou, nesta terça-feira (16), que compensará clubes com jogadores convocados por seleções para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Segundo a entidade, 335 milhões de dólares (R$ 1,8 bilhão) serão divididos entre as equipes com jogadores na disputa do Mundial.

Vale destacar que o valor é 70% maior em relação ao distribuído na Copa do Mundo de 2022.

O Programa de Benefícios de Clubes (PBC) da Fifa faz parte do memorando de entendimento da entidade com a Associação de Clubes Europeus (ECA). Segundo o órgão máximo do futebol mundial, o programa de compensação se estende aos clubes que cederam atletas durante as Eliminatórias - mesmo que as seleções não tenham se classificado para a próxima Copa do Mundo.

“A edição aprimorada do Programa de Benefícios de Clubes da FIFA para a Copa do Mundo da FIFA 2026 vai um passo além ao reconhecer financeiramente a enorme contribuição que tantos clubes e seus jogadores ao redor do mundo fazem para a realização das eliminatórias e do torneio final”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Para efeito de comparação, o PBC estipulado para a Copa do Mundo de 2022 teve 209 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,1 bilhão) distribuídos entre 440 clubes de 51 federações-membro da Fifa nas seis confederações.

Leia também

Mais seleções, mais jogos

Vale destacar que na Copa do Mundo de 2026, o número de seleções na disputa pelo troféu saltará de 32 para 48. Com isso, serão disputados 104 jogos na competição, contra 64 anteriormente disputados no antigo formato.

O torneio será disputado no México, Canadá e nos Estados Unidos. O início do campeonato está previsto para o dia 11 de junho e encerramento para o dia 19 de julho.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.