Começou nesta semana a disputa das semifinais da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, ambas com participação de equipes brasileiras. As duas competições, inclusive, têm confronto entre brasileiros já nesta fase, o que indica que ao menos um representante do país estará em cada uma das decisões.
Na Libertadores, Internacional e Fluminense fazem uma semifinal, com Palmeiras e Boca Jrs-ARG no outro lado da chave. Já na Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza estão de um lado, enquanto LDU-EQU e Defensa y Justicia-ARG disputam a outra vaga.
Dessa forma, o Brasil terá ao menos um representante em ambas as finais pela 8ª vez na história. O recorte começa apenas em 2002, quando foi criada oficialmente a Sul-Americana, e de lá para cá, houve times do país nas duas finais em sete oportunidades.
Curiosamente, apenas 2012 e 2021 terminaram com um brasileiro vencedor dos dois troféus, cenário que ainda pode acontecer em 2023. A final da Libertadores acontece no dia 4 de novembro no estádio Maracanã, enquanto a final da Sul-Americana será em 28 de outubro no Estádio Domingo Burgueño Miguel de Punta del Este, no Uruguai.
Brasileiros na final da Sul-Americana e Libertadores no mesmo ano
2008: Internacional venceu o Estudiantes-ARG na Sul-Americana; LDU-EQU venceu o Fluminense na Libertadores
2009: LDU-EQU venceu o Fluminense na Sul-Americana; Estudiantes-ARG venceu o Cruzeiro na Libertadores
2010: Independiente-ARG venceu o Goiás Sul-Americana; Internacional venceu o Chivas-MEX na Libertadores
2012: São Paulo venceu o Tigre-ARG na Sul-Americana; Corinthians venceu o Boca-ARG na Libertadores
2013: Lanús-ARG venceu a Ponte Preta na Sul-Americana; Atlético venceu o Olimpia-PAR na Libertadores
2021: Athletico-PR venceu o Bragantino na Sul-Americana; Palmeiras venceu o Flamengo na Libertadores
2022: Independiente del Valle-EQU venceu o São Paulo na Sul-Americana; Flamengo venceu o Athletico-PR na Libertadores
Em 2023, a presença brasileira é garantida em ambas as decisões. Fortaleza e Corinthians fazem uma das semifinais da Sul-Americana, enquanto Internacional e Fluminense decidem uma das vagas na final da Libertadores.