A briga contra o rebaixamento parece já ser realidade para alguns clubes na Série A do Campeonato Brasileiro 2023. Após o encerramento da 16ª rodada, já é possível ver “blocos” de times com base nas pontuações, e dessa forma, começa a ser desenhada mais uma briga para a parte final do campeonato.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os quatro times que atualmente ocupam a zona de rebaixamento são justamente aqueles com maiores chances de cair. Na lanterna, o Vasco tem 80% da chances, e o vice lanterna América tem 67,5%, segundo a análise. Bahia e Coritiba fecham o Z4 e o “G4" das probabilidades.
Na análise de Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG e criador do site Probabilidades no Futebol, já é possível desenhar um panorama de pontuação para se salvar da degola. Entretanto, o recente desempenho dos times pode alterar as chances nas próximas rodadas.
“Existe uma possibilidade de se salvar com 42 pontos, mas isso pode se alterar porque alguns times estão reagindo, como Goiás e Coritiba. Ou seja, o risco de queda é considerável se um time terminar com 40 pontos ou menos”, destacou.
Enquanto alguns times já precisam olhar para a matemática, do outro lado da tabela tem quem pode ficar tranquilo quando o assunto é rebaixamento. Líder isolado do Brasileirão, o Botafogo não tem chances de cair, segundo a UFMG. Grêmio, Flamengo e Palmeiras, que fecham o G4 da tabela, têm menos de 1% de chances.
Em relação aos outros dois clubes mineiros, a situação momentânea pode ser classificada como “tranquila”. Por um lado, quatro times serão rebaixados; e por outro, Galo e Raposa estão em 8º e 9º, respectivamente, na lista de maiores chances de queda.
A UFMG aponta que o Atlético tem 10,3% de chance de ser rebaixado, enquanto o Cruzeiro tem 8,7%.