Pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro 2026, na noite deste domingo (11), o América bateu o Athletic, por 3 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Os gols do jogo foram marcados pelo volante Eduardo Person e pelos atacantes Thauan Willians e Everton Brito.
Com o resultado, o América soma os três pontos e assume a liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O Athletic, por óbvio, está zerado no Grupo C, o mesmo do Cruzeiro.
Destaque para a excelente atuação de Eduardo Person, recém-contratado pelo Coelho. Ele fez o primeiro gol, de falta, e com uma dose de sorte ao contar com um desvio na barreira, além de dar a assistência para Thauan Willians anotar o 2 a 0.
Após ser “senhor do jogo” no primeiro tempo, coube ao América apenas administrar a vantagem. Do outro lado, o pouco inspirado Athletic criou pouco e perdeu as chances que teve, com Alessio da Cruz e Gabriel Carioca.
Já na reta final, ainda deu tempo de Everton Brito, outro estreante, aproveitar um belo lançamento de Val Soares, ampliar e selar goleada no Independência.
Próximos compromissos
Na segunda rodada do Campeonato Mineiro, o América visita o Democrata-GV, na quarta-feira (14), às 15h (de Brasília), no Mamudão, em Governador Valadares.
Já o Athletic recebe a URT, no mesmo dia, às 19h (de Brasília), na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
América 3 x 0 Athletic
Escalação do América
Gustavo; Léo Alaba, Ricardo Silva, Emerson e Artur (Paulinho Ibelli); Felipe Amaral (Yago Santos), Person (Val Soares) e Yago Souza (Fer Elizari); Gabriel Barros, Thauan Willians (Everton Brito) e Paulo Victor. Técnico: Alberto Valentim.
Escalação do Athletic
Glauco, Douglas Silva, Jhonatan Silva, Edson (Gabriel Índio) e Felipe Vieira (Enzo); Gian Cabezas, Leandro Alves (Cauã) e Kauan Lindes (João Bonny); Alessio da Cruz, Luiz Felipe e Ronaldo Tavares (Gabriel Carioca). Técnico: Rui Duarte.
- Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2026;
- Data e horário: domingo, 11 de janeiro de 2026, às 19h30 (de Brasília);
- Local: Arena Independência, em Belo Horizonte;
- Gols marcados: Eduardo Person, Thauan Willians e Everton Brito, todos para o América;
- Cartões amarelos: Paulo Victor (AME), Kauan Lindes (ATH), Edson (ATH);