A
Um dos prognósticos mais visados é para classificação à próxima Copa Libertadores. A princípio, o Brasileirão classifica os quatro primeiros colocados diretamente à fase de grupos, enquanto 5º e 6º colocados iriam à fase preliminar - sem considerar possíveis classificações via Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é praticamente certo que o Botafogo vai disputar a Libertadores em 2024. Líder do Brasileirão, o Glorioso soma 40 pontos em 16 jogos e tem 11 pontos de vantagem para o 2º colocado - que tem um jogo a menos.
Todos os times que ocupam o G4 após a 16ª rodada - Botafogo, Grêmio, Flamengo e Palmeiras - têm mais de 50% de chances de classificação, segundo o levantamento. Apesar da grande probabilidade, é difícil projetar a pontuação necessária para manter esse panorama, como explica Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG e criador do site Probabilidades no Futebol.
“A pontuação para se cadastrar para Libertadores e Sul-Americana é sempre difícil de fazer um prognóstico porque o número de vagas pode variar bastante. Indo de 6 vagas atuais para 9, dependendo dos vencedores da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana”, detalhou.
Mesmo assim, o professor analisa que fazer 60 pontos deve ser suficiente para garantir, ao menos, uma vaga no G6 da competição, ou seja, uma vaga nas fases preliminares da Libertadores.
O cenário para a competição, com base na análise da UFMG, é muito difícil para os times mineiros. Atualmente, o Cruzeiro é 11º na tabela e tem 16,4% de chances de se classificar. O Atlético, que é 13º, tem 15% de chances; e o América, que é 19º e figura na zona de rebaixamento, tem 0,6%.