Série A: veja as chances de classificação de cada time à Sul-Americana

Após quase metade do campeonato, clubes podem mirar a Sul-Americana como consolação ou conquista da temporada

Segundo a UFMG, o Internacional é o time com mais chances de jogar a próxima Sul-Americana

A Série A do Campeonato Brasileiro se aproxima da metade da disputa na temporada 2023. Com isso, clubes já começam a olhar para a matemática visando algumas projeções para o segundo turno e o encerramento desta edição do Brasileirão.

Além de projeções mais extremas, como a classificação à Copa Libertadores ou a briga contra o rebaixamento, os times também podem ficar de olho na probabilidade de chegar à próxima Copa Sul-Americana, tida como “consolação” para uns, mas valorizada como conquista por outros.

Após a 16ª rodada do Brasileirão, quem mais tem chances de ir à próxima Sul-Americana é o Internacional, com 48,4% de chances, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Colorado é o atual 10º colocado, com 23 pontos ganhos.

Como a análise leva em conta também os próximos jogos, a atual classificação não reflete exatamente as chances de ir à Sul-Americana 2024. Abaixo do Inter na lista, estão Fortaleza (atual 9º colocado, com 47,9% de chances); Cuiabá (atual 12º colocado, com 46,2% de chances); e RB Bragantino (atual 8º colocado, com 45,5% de chances).

Pensando no futebol mineiro, Cruzeiro e Atlético atualmente estão “na briga” dentro da projeção da UFMG. A equipe celeste é 11ª na tabela, mas tem a 5ª maior chance de jogar a Sul-Americana no ano que vem, com 44,8%. Já o Galo, que é 13º, tem 43,6% de chances, ficando em 7º na lista da UFMG.

O América, por sua vez, tem chances muito remotas de se classificar. O Coelho está em 19º na tabela, mas quando o assunto é a chance de classificação, fica em 18º, com 7,7%.

Na opinião de Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG e criador do site Probabilidades no Futebol, é difícil projetar uma pontuação mínima para tais classificações, “já que o número de vagas pode aumentar de seis para nove, dependendo dos campeões da Copa do Brasil, Copa Libertadores e da própria Sul-Americana”.

Entretanto, o professor acredita que o time que fizer 48 pontos ou mais deve ter vaga garantida na próxima Sul-Americana, que conta com a classificação de seis times via Brasileirão.

Acompanhe também todos os resultados Série B do Brasileirão.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...