Com as devidas proporções que tem o peso de um título, o Sport conseguiu, neste domingo (2), “vingar” a Copa do Nordeste perdida para o Ceará. Diante do mesmo Vozão, que deixou a Ilha do Retiro há dois meses com a taça do regional, o Leão foi superior ao adversário do começo ao fim da partida. O triunfo garantiu a liderança provisória da Série B do Campeonato Brasileiro ao Leão.
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Ronaldo (de pênalti) e Luciano Juba, ambos no primeiro tempo. No segundo, o mesmo Ronaldo ainda desperdiçou outra penalidade. Com o resultado, o Sport chegou a expressiva marca de oito vitórias consecutivas no campeonato, mantendo os 100% de aproveitamento em casa na competição.
O Ceará, que estreou nesta noite chuvosa no Recife o técnico Guto Ferreira, chegou ao quarto jogo consecutivo sem vencer no Brasileiro e se distanciou ainda mais do G4.
Como fica a classificação
Com a vitória, o Sport chegou aos 31 pontos e pode assumir, pela primeira vez, a liderança da Série B. Para isso, basta que o Novorizontino (29 pontos), não vença a Ponte Preta, no jogo que começa a partir das 20h30 deste domingo.
O Leão, que já havia sentido o gosto de estar no topo provisoriamente, pode agora, nesta 15ª rodada, mesmo com um jogo a menos em relação aos concorrentes diretos, alcançar a 1ª colocação fechando a rodada.
O Sport tem a mesma pontuação do Vila Nova, mas um saldo de gols superior (16 x 15). O Ceará, com 21 pontos, é o 10º colocado e ainda pode perder mais posições no decorrer da jogada.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar novamente na próxima quarta-feira (5), às 19h (de Brasília), quando irá realizar o jogo atrasado da 1ª rodada, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O Ceará, por sua vez, jogará na sexta-feira (7), às 21h30, contra o Botafogo-SP, em Fortaleza.
Relato do jogo
Sport e Ceará fizeram um jogo movimentado no primeiro tempo, com boas oportunidades para ambos os lados, mas com a típica imposição rubro-negra, que acabou valendo ao time da casa a merecida vantagem com dois gols marcados ao fim da primeira etapa.
Com a partida pegada, três jogadores receberam cartão amarelo antes dos dez minutos de jogo: Ronaldo e Fábio Matheus, pelo Leão; e Léo Santos, pelo Ceará. Arisco, Erick assustou com chute na rede pelo lado de fora, aos 15. O Leão respondeu com finalizações de Sabino, Fabrício Daniel e Edinho.
Melhor no jogo, o Sport abriu o placar aos 29 minutos. Pênalti cometido por Bruno sobre Jorginho. Ronaldo foi para a cobrança e não desperdiçou. O Vozão teve a oportunidade de empatar aos 37, novamente com Erick, mas Sabino salvou quase em cima da linha. Nos acréscimos, aos 49, o Leão ampliou: passe em profundidade para Juba, que passa pelo goleiro e toca rasteiro: 2 a 0.
No segundo tempo, o Sport quase amplia nos primeiros segundos: cruzamento no segundo pau para Cariús rematar de primeira e Bruno fazer grande defesa. Aos 7, mais um pênalti para o Leão, com a bola batendo no braço de Erick na área. Ronaldo foi novamente para a cobrança, deslocou o goleiro, mas mandou para fora.
O Sport seguiu melhor e perdendo oportunidades, com Edinho e Fábio Matheus. Com a vantagem no placar, o técnico Enderson Moreira começou a rodar o elenco e o Leão administrou com tranquilidade a vitória até o fim.
Sport 2 x 0 Ceará
Sport
Renan; Ewerthon (Eduardo), Rafael Thiery, Sabino (Chico) e Igor Cariús; Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Juan Xavier), Fabrício Daniel (Felipinho) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.
Ceará
Bruno Ferreira; Michel Macedo (Warley), Tiago Pagnussat, Léo Santos (David Ricardo) e Willian Formiga; Zé Ricardo, Caíque Gonçalves (Richardson) e Jean Carlos; Erick, Janderson (Erick Pulga) e Vitor Gabriel (Nicolas). Técnico: Guto Ferreira.
Gols
Ronaldo Henrique (29min1T) e Luciano Juba (49min1T), para o Sport.
Cartões amarelos
Ronaldo, Fábio Matheus, para o Sport; Léo Santos, Bruno Ferreira, Zé Ricardo para o Ceará.
Público: 17.713.
Renda: 312.405,00.
Motivo: 15ª rodada da Série B.
Data e horário: 2 de julho de 2023 (domingo), às 18h (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ).
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ).
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP).