Imagine torcer para um time tradicional em seu país, ser rebaixado para a segunda divisão, e a Netflix entrar em contato com a diretoria para criar uma série sobre a volta triunfal do clube à elite.
No entanto, ao invés de um final feliz, você se depara com um cenário infernal. Nada dá certo e o tradicional time acaba rebaixado para a terceira divisão, onde fica por algumas temporadas.
Essa história é real e aconteceu na Inglaterra com o tradicional Sunderland, seis vezes campeão nacional. A Netflix documentou o momento mais decadente da sua história em uma série chamada “Sunderland, til I die”, (Sunderland, até morrer, em tradução livre).
No entanto, no último sábado (24), enfim, os Black Cats, apelido do clube, voltou à Premier League, primeira divisão do Campeonato Inglês, depois de 8 anos.
Enredo dramático nos playoffs
No entanto, como tudo que aconteceu com o Sunderland na última década, o enredo foi dramático. Com uma campanha irregular na Championship, segunda divisão inglesa, os Black Cats não conseguiram o acesso direto, classificando-se para os playoffs mesmo perdendo os últimos cinco jogos.
O que parecia uma sentença de “morte” certa virou esperança após o Sunderland passar pelo Coventry City com um empate nos acréscimos, o que garantiu vaga na final dos Playoffs, onde enfrentaria o Sheffield United, melhor terceiro lugar geral a história da Championship.
Mais uma vez o imponderável entrou em jogo e, depois de sair perdendo para um time que parecia ser muito melhor, o Sunderland chegou à virada histórica com gols de Eliezer Mayenda e Tom Watson, este nos mínimos finais da partida. De novo!
Irmão de um craque em campo
Jobe Bellingham, irmão de Jude Bellingham, atuando pelo Sunderland
No elenco do Sunderland, não há craques. Longe disso! O time é bem modesto. O jogador mais conhecido é o irmão de Jude Bellingham, o craque inglês que joga no Real Madrid. Jobe Bellingham é o grande nome dos Black Cats e tem uma semelhança física impressionante com o irmão.
Contra a maldição
Na próxima temporada 2025-2026, o Sunderland vai precisar quebrar uma série para continuar na Premier League e se consolidar na primeira divisão. Nas últimas duas temporadas, os três times que subiram no ano anterior caíram na Premier League seguinte. Sunderland conseguirá quebrar essa maldição?