Desejado por diversos clubes do futebol brasileiro, o zagueiro
Mina incorporou um soldado da Monarquia Romana e utilizou um traje histórico, forjado de bronze nurágico, que tem sido preservado em comuna italiana na região da Sardenha. A armadura remonta ao período entre a Idade do Bronze e o Ferro (800 a.C.) e foi encontrada perto do “templo em antis”.
Mina no Cagliari
Yerry Mina tomou conta da defesa do Cagliari nesta temporada e assumiu de vez a titularidade depois de um início instável em 2024. O colombiano marcou um gol em 30 jogos pelo clube da Sardenha. Aos 30 anos, o defensor teve o vínculo renovado por mais três temporadas e deverá seguir na Itália até os 33 anos.
Cotado no Atlético
Mina chegou a negociar com o Atlético no início deste ano, quando restavam apenas seis meses para o contrato do zagueiro terminar na Europa. Porém, o clube alvinegro acertou para a defesa a contratação de Vitor Hugo, ex-Bahia, e Iván Román, ex-Palestino-CHI, suprindo a carência no setor.
Futebol brasileiro
O colombiano teve passagem icônica no futebol brasileiro. Contratado pelo Palmeiras em 2016, Mina fez 42 partidas e marcou seis gols com a camisa alviverde, além de ter conquistado o Campeonato Brasileiro. Em dois anos, ele foi vendido ao Barcelona por 12,3 milhões de euros.