Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Campeão olímpico de vôlei, Pampa chega a São Paulo para seguir tratamento de câncer

Ex-atleta está internado há 36 dias; a doença pode ser chamada de Linfoma de Hodgkin

Campeão olímpico de vôlei pela Seleção Brasileira, em 1992, em Barcelona, Pampa, de 59 anos, foi transferido de uma unidade hospitalar do Rio de Janeiro para o Hospital Beneficência Portuguesa, no Centro de São Paulo. Entubado, o jogador está internado em uma UTI em Campos dos Goytacazes, em decorrência de complicações causadas por uma quimioterapia.

Pampa foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Congonhas até o hospital. O ex-atleta está internado há 36 dias. A doença pode ser chamada de Linfoma de Hodgkin.

Leia mais

O que é linfoma?

O linfoma é um tipo de câncer que se origina de uma das células que encontramos no sangue. Essa célula se chama linfócito, um dos tipo de glóbulos brancos que nos protege.

‘Os linfócitos normalmente funcionam como soldados que nos protegem contra invasores como vírus e bactérias, produzindo as nossas armas – os anticorpos – ou atacando ou auxiliando no ataque aos invasores’, explica o médico hematologista da Oncoclínicas, Robert Eduardo Emídio.

As células que nos protegem circulam no sangue, mas a maioria fica ‘armazenada’ nos linfonodos, conhecidos popularmente como 'ínguas’. Quando o corpo tem alguma ameaça, a íngua daquela região é ativada, começando a produzir os anticorpos e incha. Quando a batalha é vencida, ela regride, o que pode demorar algum tempo, já que é um processo normal, que ocorre no organismo.

‘Quando há o linfoma, os linfócitos começam a se multiplicar desordenadamente, sem um estímulo normal, como uma infecção ou cirurgia. Esse linfonodo irá aumentar de tamanho por uma doença neoplásica (um câncer) e não como uma resposta fisiológica’, afirma o hematologista.

Segundo o especialista da Oncoclínicas, a maior parte dos linfomas ocorre nos linfonodos, mas eles podem aparecer em outros órgãos, como pulmões, cérebro, baço, intestinos.

Sintomas

‘De maneira geral tem alguns sintomas que a gente chama de Red Flags, ou de bandeira vermelha, que devem preocupar e fazer com que a pessoa procure atendimento mais rápido, como; tumorações no pescoço, axilas, virilha, perda de peso significativa, coceira e sudorese excessiva’, ressalta a Oncologista Mariana.

Além disso, o especialista da Oncoclínicas afirma que os pacientes podem apresentar febre. Robert também destaca o aumento dos linfonodos do corpo, que tendem a ser endurecidos e não dolorosos.

Qual o tratamento pra o linfoma?

O tratamento do linfoma depende de sua correta classificação e pode ter várias abordagens. Como quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e até mesmo ser necessário apenas uso de antibióticos, ou mesmo procedimentos mais complexos, como transplante de medula óssea (autólogo ou alogênico), tratamento com carT cels.

Conheça a história de Pampa

Nascido em 24 de novembro de 1964, André Felippe Falbo Ferreira conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, pela Seleção Brasileira de Vôlei, em 1992.

Natural de Recife-PE, Pampa também foi medalhista de prata, nos Jogos Pan-Americanos de 1991. Além disso, foi ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Fora das quadras, o ex-jogador atuou no Ministério do Esporte, de 2000 a 2002. Posteriormente, também foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo.

Em 2013, Pampa foi nomeado com Secretário de Esportes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O ex-atleta conciliava o cargo com a Pampa Sports, sua empresa de marketing esportivo, cultural e de entretenimento.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.
Leia mais