Ouvindo...

Times

Relembre a carreira de Pampa, medalhista olímpico entubado após complicação em quimioterapia

Ex-jogador está em um hospital no interior do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, onde está internado na UTI

Nome histórico do vôlei brasileiro, Pampa está internado na UTI e teve complicações geradas pela quimioterapia, de acordo com o Portal Léo Dias. Em tempos de atleta, o ex-jogador foi vitorioso no cenário esportivo.

Conheça a história de Pampa

Nascido em 24 de novembro de 1964, André Felippe Falbo Ferreira conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, pela Seleção Brasileira de Vôlei, em 1992.

Natural de Recife-PE, Pampa também foi medalhista de prata, nos Jogos Pan-Americanos de 1991. Além disso, foi ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Fora das quadras, o ex-jogador atuou no Ministério do Esporte, de 2000 a 2002. Posteriormente, também foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo.

Em 2013, Pampa foi nomeado com Secretário de Esportes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O ex-atleta conciliava o cargo com a Pampa Sports, sua empresa de marketing esportivo, cultural e de entretenimento.

Prêmios individuais

Pampa foi nomeado pela FIVB (Federação Internacional de Volleyball) como o melhor atacante brasileiro, na Olimpíada de Seoul, em 1988. No Japão, foi eleito, pela NEC, melhor jogador (MVP), além dos prêmios de melhor saque e melhor ataque.

Estado de saúde

Pampa, campeão olímpico em 1992, pela Seleção Brasileira de vôlei, segue internado na UTI. O ex-jogador está em um hospital no interior do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, onde foi entubado depois de ter complicações causadas pela quimioterapia, de acordo com o Portal Léo Dias.

O ex-atleta está internado há 35 dias. Agora, Pampa espera a liberação de seu plano de saúde para ser transferido a uma unidade de saúde, em São Paulo. Nela, ele poderá seguir com o processo de reabilitação do pulmão.

Pampa descobriu um linfoma e, desde então, está em tratamento. Aos 59 anos, aguarda a liberação de uma UTI aérea para realizar a transferência entre as unidades de saúde.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.
Leia mais