Ícone da cultura hip-hop, o cantor, produtor e empresário estadunidense Jay-Z comprou 51% das ações da TFM Agency, empresa que administra carreiras de jogadores de futebol - entre eles, Vinícius Júnior, atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid-ESP, Gabriel Martinelli, meia-atacante da seleção e do Arsenal-ING, e Endrick, atacante do Palmeiras e negociado ao Madrid.
A TFM será englobada ao grupo Roc Nation, fundada por Jay-Z em 2008 para gerenciar carreiras ligadas ao mundo do entretenimento. Desde 2013, a empresa tem uma ramificação dedicada a esportes: a Roc Nation Sports.
Agora, a TFM (antiga Traffic) vai se chamar Roc Nation Sports Brazil. O CEO da nova empresa, agora sob o guarda-chuva do rapper Jay-Z, será o brasileiro Frederico Pena, que já atuava como diretor-executivo da TFM.
Jay-Z e
“Em termos de futebol, o Brasil é o centro de tudo. Me identifico muito com essa cultura que tem uma paixão incrível por esportes e música. Nossa influência no futebol está crescendo e esse movimento mostra nossas intenções ao mercado”, afirmou Juan Perez, presidente e um dos fundadores da Roc Nation Sports.
Além de Fred Pena, Marcos Casseb, Lucas Mineiro, Renato Martinez, Octavio Rigoni e Thiago Freitas seguem como sócios e terão participação na Roc Nation Sports Brazil.
“A Roc Nation simboliza o que de melhor o conjunto de esporte, entretenimento e cultura pode oferecer. Em um mundo no qual os ícones desses diferentes segmentos estão cada vez mais próximos e relacionados, poder disponibilizar aos brasileiros uma representação efetivamente abrangente e global, em condições nunca antes oferecidas a eles, é gratificante”, afirmou Fred Pena.
Jay-Z
Jay-Z, de 53 anos, é considerado um dos maiores rappers de todos os tempos depois de grande sucesso entre os anos 1990 e 2010 - ele segue na carreira musical, com trabalhos pontuais. Marido da cantora Beyoncé, expoente e referência do pop, Jay também atua como empresário desde o início da carreira.
Em 1996, ele ajudou a fundar a gravadora Roc-A-Fella Records, de grande relevância para o rap estadunidense. Em 2008, Jay-Z fundou a Roc Nation, grupo que preside desde então e que tem várias ramificações. O rapper também já foi acionista do Brookyn Nets, franquia da NBA.