A edição de 2025 do Worlds, o Mundial de League of Legends, marca os 15 anos do cenário competitivo do jogo e trará uma série de novidades que unem nostalgia e modernidade. A Riot Games divulgou, nessa sexta-feira (19), que a ‘Summoner’s Cup', troféu do torneio, voltará ao palco em formato que remete ao design original, mas com atualização no peso e nos detalhes.
A empresa também divulgou que a grande final da competição contará com show de abertura estrelado pela popstar asiática G.E.M., pelo DJ Anyma, pela cantora e compositora TEYA e Chrissy Costanza, que irão interpretar a música oficial do torneio deste ano, prevista para ser lançada em outubro.
Retorno às origens do troféu
Após três edições com o modelo assinado pela joalheria Tiffany & Co., a Riot Games decidiu revisitar o formato clássico da Summoner’s Cup, usada entre 2012 e 2021.
O troféu atualizado mantém a silhueta que se tornou símbolo das conquistas de equipes como SK Telecom T1, Samsung Galaxy e EDward Gaming, mas agora é fabricado pela Volpin Props e traz um acabamento moderno, em homenagem à evolução do campeonato e dos eSports.
Além da aparência, o peso do troféu foi reduzido pela metade em relação ao modelo anterior. Segundo a desenvolvedora, a mudança visa tornar o ato de erguer a taça mais seguro e acessível para os jogadores, evitando incidentes como o que aconteceu na cerimônia de 2024, quando Zeus, da T1, acabou se machucando com a peça pesada.
A nova base de sete polegadas traz os nomes dos 14 campeões mundiais já consagrados.
Worlds 2025
O Worlds 2025 será realizado na China entre os dias 14 de outubro e 9 de novembro. A Fase de Entrada contará com 17 equipes, incluindo uma novidade: uma série MD5 entre as quartas colocadas das regiões com melhor desempenho no Mid-Season Invitational (MSI). Neste ano, LCK (Coreia do Sul) e LPL (China) foram as regiões. O vencedor deste confronto garante vaga na Fase Suíça.
A Fase Suíça, disputada entre os dias 15 e 25 de outubro, reunirá 16 equipes no formato dinâmico, onde cada time precisa de três vitórias para avançar ou três derrotas para ser eliminado.
As ligas chinesa e sul-coreana têm quatro vagas garantidas para a competição, enquanto os campeonatos da Europa e da Liga do Pacífico têm três vagas cada, assim como a Liga das Américas. Na LTA, contudo, a divisão é feita da seguinte forma:
- 1 vaga para a LTA Sul
- 1 vaga para a LTA Norte
- 1 vaga decidida na Fase Américas (cross-conference), que pode ser para qualquer uma das ligas
A grande decisão do Worlds está marcada para 9 de novembro no Ginásio Multifuncional do Parque Esportivo do Lago Dong’an, em Chengdu.