Ouvindo...

Brasileirão no EA FC 26? Diretor da LFU abre o jogo sobre possibilidade

Gabriel Lima revelou negociações para tentar colocar clubes brasileiros no jogo

Logos de EA Sports (esq) e Brasilerão (dir)

A presença dos clubes e dos jogadores brasileiros nos jogos de futebol é uma demanda antiga dos torcedores no Brasil. Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União, falou sobre a possibilidade da inclusão nas próximas edições de jogos.

O executivo revelou que existe uma dificuldade para que isso ocorra. As empresas desenvolvedoras dos principais jogos, EA e Konami, responsáveis pelo EA FC e pelo e-Football respectivamente, já passaram por problemas judiciais com licenciamento de atletas e marcas.

“Eu sou um entusiasta, acho que a gente tem que estar (presente). Para crescer enquanto produto é impossível a gente crescer, nas gerações mais jovens sem a gente estar inserido nesse contexto. A gente tem realizado várias discussões”, disse em entrevista à Itatiaia.

Para tentar reverter o cenário, Gabriel Lima disse que a LFU conversa com a Fenapf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol). A organização é responsável pela regulamentação da utilização de atletas nesses jogos, entre outros aspectos.

“A gente tá se aproximando muito da Fenapf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) que é o órgão, que regula e ajuda os jogadores, recolhe os direitos de arena e distribui esse valor para os para os jogadores. Buscamos um acordo amplo que envolva todos os clubes”, disse.

“E que também envolva todos os jogadores pra gente conseguir caminhar nessa direção de ter nome da nossas competições, o nome dos nossos jogadores e o nome dos nossos clubes nas melhores plataformas digitais que a gente tenha vinculados ao futebol”, completou.

Leia também

Brasileiros nos jogos

Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no jogo. Com isso, os clubes brasileiros que disputassem as competições internacionais teriam logos e uniformes no game. Por esse motivo, o Atlético, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021.

Por isso, Cruzeiro e Atlético marcaram presença no ‘EA Sports FC 25’ são: Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Fluminense, Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá e Corinthians. O América, por estar na Série B, não fará parte do game.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.