Desde a noite dessa sexta-feira (7), a PlayStation Network (PSN) está instável, afetando milhares de jogadores em todo o mundo. A plataforma online da Sony, que chegou a ficar totalmente fora do ar, impediu usuários de acessarem jogos online, realizarem compras na PlayStation Store e utilizarem outros serviços, como gerenciamento de contas e recursos sociais.
A falha, que ainda dura até a tarde deste sábado (8), teve impacto direto sobre a experiência de jogadores de títulos populares como Call of Duty e EA FC, além de afetar eventos programados para o fim de semana.
Muitos usuários reportaram que, além das dificuldades de jogar, também não conseguiram acessar suas bibliotecas de jogos e realizar transações dentro da loja digital da Sony.
Plataformas como PSVita, PS3, PS4 e PS5 estão sendo afetadas pela instabilidade dos servidores. Os primeiros sinais da queda da PSN surgiram por volta das 21h (de Brasília) dessa sexta (7), e até o momento usuários de todo o mundo seguem sem conseguir acessar os serviços dos consoles.
Sony se manifesta sobre o assunto
A própria Sony se manifestou sobre a situação e informou que está ciente do problema. A empresa explicou que já estava trabalhando para restaurar os serviços o mais rápido possível, mas não forneceu detalhes sobre a causa da instabilidade nem uma previsão de resolução. Em comunicado oficial, a companhia garantiu que está fazendo o possível para normalizar os serviços.
We are aware some users might be currently experiencing issues with PSN.
— Ask PlayStation (@AskPlayStation) February 8, 2025
For more details: https://t.co/NJX2xGusZM
Apesar dos esforços da Sony, a falha gerou frustração entre os jogadores, que ficaram impossibilitados de participar de partidas online e aproveitar as promoções. O evento beta de Monster Hunter Wilds, por exemplo, que ocorreria no fim de semana, também foi afetado pela instabilidade.
Saiba o que fazer
A recomendação para quem ainda enfrenta dificuldades é acompanhar as atualizações no site oficial de status da PlayStation Network. A Sony continua monitorando a situação e promete manter os usuários informados sobre o progresso da resolução dos problemas.