Ouvindo...

Messi pode ser inspiração para um Neymar ‘menor’ tentar a Copa em 2026, quando terá Mbappé como obstáculo

Camisa 10 canarinho já manifestou interesse de deixar a Seleção, mas tem condições de jogar Mundial da América do Norte

Messi termina a Copa do Mundo como campeão e melhor jogador do torneio

Na Copa marcada pelo duelo entre os camisas 10 que formam o milionário ataque do Paris Saint-Germain, da França, Neymar sai ainda menor do que o campeão Messi e o artilheiro Mbappé. E no rastro dos dois companheiros de clube, ele tem uma motivação e uma pedra no seu caminho para tentar em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México quebrar seu jejum no maior torneio de todos.

Leia mais

Pelé parabeniza Messi e lembra Maradona

Neymar parabeniza Messi por título na Copa do Mundo: ‘felicidades hermano’

Após vencer Copa do Mundo, Messi admite continuar na seleção da Argentina

'É uma loucura que tudo tenha acontecido desta maneira’, diz Messi após conquista do título mundial

Messi supera Pelé em número de gols na Copa do Mundo

Messi é eleito melhor jogador da Copa do Mundo do Catar; veja outros prêmios individuais

‘La c... de tu madre! Somos campeões do mundo!’, grita Messi ao microfone após conquista

Messi levantou a taça neste domingo (18), no Lusail Stadium, com 35 anos, um a mais do que Neymar terá no próximo Mundial. E a perseverança do argentino pode ser sem dúvida uma lição para o camisa 10 da Seleção Brasileira, que “disputará” sua quarta na América do Norte, em 2026.

Assim como Messi em alguns momentos de decepção com a camisa albiceleste, até mesmo em perdas da Copa América, Neymar também manifestou o desejo de deixar a Seleção o Brasileira.

A impressão é de que o movimento do maior craque canarinho na atualidade seja movido pelo mesmo sentimento que fez Messi “desistir” da seleção argentina por algumas vezes, mas sem conseguir abandonar de verdade a camisa 10 albiceleste.

A cobrança era por título. Ele venceu a Copa América do ano passado, derrotando o Brasil, no Maracanã, e agora levanta a Copa do Mundo, o que encerra um jejum de 36 anos sem os argentinos comemorarem o torneio.

Dificuldade

Se fizer como Messi e tentar mais uma vez a Copa do Mundo, isso em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, Neymar terá como uma das pedras no caminho, talvez a maior delas, justamente Mbappé e a forte seleção francesa.

Isso porque eles chegaram ao vice-campeonato em 2022, no Catar, com uma equipe extremamente jovem. O camisa 10 mesmo, segundo a fazer um hat-trick em decisões e já com a marca de 12 gols em Copas, tem apenas 23 anos.

A três anos e meio de a bola rolar no Mundial compartilhado da América do Norte, a França já aparece mais do que como uma das favoritas, pois tem tudo para ser também uma pedra no caminho de Neymar caso ele siga na Seleção Brasileira e busque sua Copa do Mundo, competição que Mbappé e Messi já têm.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro