Para a maioria dos times brasileiros, perder seu principal jogador significa reduzir drasticamente a chance de vencer uma partida. No caso do Cruzeiro, Kaio Jorge não é apenas o melhor do time, como o atacante mais impactante do futebol nacional em 2025. A provável ausência dele no clássico contra o Atlético, nesta quinta-feira (11), pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, poderia tirar a tranquilidade do técnico Leonardo Jardim, mas a engrenagem celeste funciona tão bem que o coletivo supera as individualidades, ainda que elas estejam interligadas.
O Cruzeiro não joga em função do camisa 19, nem do Matheus Pereira ou de qualquer outra peça. Claro que ausências desse peso são muito sentidas, mas a grande força da Raposa em 2025 é o jogo coletivo.
Somado a isso, o time azul entra em campo com dois gols de vantagem, o que o torna muito favorito no duelo. Apesar do placar favorável, não há motivos para mudar o estilo de jogo. O Cruzeiro não precisa vencer para se classificar, mas vai em busca do triunfo porque a equipe é moldada para isso.
Do outro lado, o Atlético é uma grande incógnita. O estilo ofensivo e ousado do técnico Sampaoli será colocado em prática logo em sua estreia contra o maior rival? Ainda que o treinador tenha dobrado as sessões de treino, é impossível passar toda sua filosofia de trabalho ao grupo de jogadores. A postura da equipe alvinegra no jogo de logo mais é um mistério, assim como a escalação. Impossível saber quem serão os 11 iniciais.
Mas se engana quem pensa que o Atlético está morto. Não dá para menosprezar um elenco que conta com Everson, Lyanco, Arana, Gustavo Scarpa e Hulk. São muitas peças com capacidade de desequilibrar uma partida, mas que precisavam de um coletivo organizado para se destacarem.
Desde a saída de Cuca e a chegada de Sampaoli o tempo foi curto, mas acredito que veremos um Galo de cara nova. Ainda que o Atlético não consiga a virada, a esperança renasceu com a troca no comando. É importante que o time jogue bem para retomar a confiança. No pior dos cenários, ainda resta uma possibilidade de título na Sul-Americana.