Ouvindo...

Fluminense e Vitória negociam para participar do próximo NBB; veja prazos

Clubes conversam com Liga Nacional de Basquete para participar de torneio nacional

A próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) poderá contar com dois ‘clubes de camisa’. Fluminense e Vitória pleiteiam uma vaga na disputa da temporada 2024/2025. Cruzeiro e Praia Clube, mineiros que também estavam em conversas com a Liga Nacional de Basquete (LNB) desistiram das candidaturas apresentadas no mês passado.

O Tricolor das Laranjeiras e o Rubro-Negro baiano agora têm até o dia 24 de julho para atender os pedidos da LNB. As vistorias técnicas foram feitas nos respectivos ginásios ao longo do último mês. Se os dois clubes atenderem às solicitações, a entrada no NBB será analisada pela Comissão dos Clubes.

A informação do interesse foi publicada por Guilherme Tadeu, do podcast Café Belgrado e confirmada pela Itatiaia.

Vitória

O Vitória busca participar do NBB pela segunda vez. Curiosamente, o Rubro-Negro ‘herdou’ o Uberlândia em 2015 e participou até 2018 da competição.

A equipe foi retomada em 2022 e conquistou a Liga do Nordeste de Basquete (2022), além da participação também no Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O time manda os jogos no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador. Segundo apurou a Itatiaia, há otimismo por parte do clube que a resposta para participação seja positiva.

Fluminense

O Fluminense apareceu como uma surpresa entre os candidatos para participar do próximo NBB. A equipe carioca mantém categorias de base no projeto olímpico que conta com times de vôlei e esportes aquáticos.

O clube poderia utilizar o Ginásio das Laranjeiras ou o Ginásio da Hebraica. O time feminino do Fluminense de vôlei utiliza a estrutura da Hebraica, o que seria um facilitador pela estrutura já existente para receber o basquete.

O KTO Minas, por exemplo, ‘divide’ a quadra com as equipes de vôlei do clube minas-tenista. Ainda não se sabe se o Fluminense entraria como uma nova equipe ou compraria o espaço deixado pelo Cerrado Basket, de Brasília, que não deve participar do NBB por dificuldades financeiras.

Leia também

Cruzeiro e Praia

Dois mineiros também negociaram a participação na temporada 2024/2025 do principal torneio de basquete do Brasil. Cruzeiro e Praia Clube devem participar da Liga Ouro, torneio que deve retornar ao calendário do basquete nacional em dezembro.

“Apesar dos esforços intensivos e das negociações contínuas com nossos parceiros e com o clube, temos entendimento que os prazos necessários para as adequações, sejam de estruturas ideais para treinamentos ou jogos de nossa equipe, ultrapassam as datas previstas da competição”, diz o Cruzeiro Basquete em comunicado.

Além da Liga Ouro, o Cruzeiro também participa da da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal torneio sub-22 do país e, assim como o NBB, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

“Nosso principal objetivo hoje é nos manter no cenário das principais competições do nosso país, continuar a fazer parte do quadro de equipes da Liga Nacional e estar melhor preparados para a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) 2025 e para participar do NBB temporada 2025-2026, a principal competição do Basquete Nacional”, completou o Cruzeiro em nota.

NBB

Na temporada 2023/2024, o NBB contou com 19 participantes, um recorde na história do torneio. O Franca acabou como campeão, com o Flamengo sendo vice e o Minas o terceiro colocado.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais