A temporada 2024/25 do
Outra equipe que pode fazer parte do próximo NBB é o Vitória, como foi publicado por Guilherme Tadeu, do podcast Café Belgrado, especializado em basquete nacional e internacional. A reportagem apurou que as conversas começaram há semanas e existe otimismo pelo acerto da dupla mineira, em meio ao estudo de viabilidade para participação.
Em 2023/24, Cruzeiro, Praia Clube e Vitória disputaram o Campeonato Brasileiro de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basqutee (CBB). Caso a mudança seja confirmada, eles passam a fazer parte do Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e que conta com 19 equipes, sendo o Minas Tênis Clube o único representante mineiro.
No CBB 2023/2024, nove equipes foram divididas em dois grupos, sendo um com quatro times e outro com três. Cruzeiro, Praia Clube e Vitória estavam no grupo 1, mas apenas a equipe celeste passou pelos playoffs e chegou ao “Final Four”.
Nas três partidas dessa fase final, o Cruzeiro somou duas vitórias e uma derrota, terminando na vice-liderança. O Osasco foi o campeão da temporada, que terminou no começo deste mês.
A partir desta quinta-feira (20),
Para a temporada 2023/24, Botafogo, Vasco da Gama e Mogi Basquete foram as novidades do NBB, que agora pode contar com outras três equipes para a temporada 2024/25.