O
Apesar de ter nascido em Itatiaiuçu, o projeto celeste escolheu a capital mineira para dar seus primeiros passos no NBB. A Itatiaia confirmou a novidade em entrevista com o prefeito da cidade, Romer Soares, que afirmou que a reforma do ginásio local é uma prioridade da gestão.
Itatiaiuçu virou a casa do Cruzeiro Basquete
“Foi a primeira coisa que procuramos saber: o que precisava melhorar no ginásio? Eles nos passaram algumas coisas que não são tão difíceis, são coisas fáceis de resolver”, afirmou o prefeito.
A reforma do ginásio, que será conduzida pela Prefeitura por meio de licitação, prevê a instalação de uma cabine de transmissão, melhorias nos vestiários e aumento da capacidade de público. O projeto já está pronto e será apresentado nesta sexta-feira (8).
Onde o Cruzeiro mandará seus jogos?
Enquanto a reforma não é concluída, os primeiros jogos do Cruzeiro Basquete no NBB serão disputados em Belo Horizonte.
“Enquanto tocamos o projeto de concorrência pública — que demora — os primeiros jogos serão realizados no Barro Preto ou no Mineirinho. Ainda estamos decidindo”, disse Romer à Itatiaia.
A expectativa da Prefeitura é que os jogos do Cruzeiro em Itatiaiuçu comecem em janeiro de 2026, após a conclusão das obras no ginásio.
NBB 2025/2026
A próxima temporada do NBB será a maior da história. Pelo menos em número de jogos, visto que 20 clubes foram confirmados como participantes da edição 2025/2026.
As 20 equipes irão se enfrentar em um formato de todos contra todos, em turno e returno. Ao final do primeiro turno, os oito melhores times se classificam para a disputa do Super 8, um torneio que promete agitar ainda mais a competição.
Ao todo, oito estados estão contemplados com times de basquete no NBB. São Paulo lidera, com nove representantes. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com três.
Os clubes participantes são:
Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Botafogo
Distrito Federal: Brasília
Ceará: Fortaleza
Paraíba: Unifacisa
Minas Gerais: Minas Tênis Clube (vice-campeão) e Cruzeiro
Rio Grande do Sul: Caxias, União Corinthians
Paraná: Pato Branco
São Paulo: Osasco, Franca (campeão), Mogi, Bauru, Pinheiros, Paulistano, Corinthians, São José, Rio Claro