Ouvindo...

Cidade mineira comemora Cruzeiro no NBB e projeta utilização de ginásio; entenda

Cidade de Itatiaiuçu foi fundamental para a criação e consolidação do projeto, que foi incluído na maior competição de basquete do Brasil

Equipe do Cruzeiro Basquete celebra vitória com a população de Itatiaiuçu

A cidade de Itatiaiuçu comemora a inclusão do Cruzeiro Basquete no Novo Basquete Brasil (NBB). Após a confirmação do clube celeste na elite do esporte, a Itatiaia conversou com o prefeito do município de 13 mil habitantes, que é a casa do projeto desde 2022.

Romer Soares (Cidadania) destacou que os itatiaiuçuenses se orgulham de fazer parte desta história. Além disso, ele revelou planos ambiciosos para o futuro da parceria.

“O NBB é o máximo do máximo do basquete dentro do Brasil. Então isso para nós é uma honra muito grande. Uma cidade de 13.000 habitantes poder ter essa visibilidade tão grande, disputando um torneio tão grande. Itatiauçu está entre as 20 melhores equipes melhores do Brasil”, apontou Romer.

Cruzeiro Basquete conquistou a vaga no NBB

A parceria entre o Cruzeiro Basquete e a Prefeitura de Itatiaiuçu nasceu em setembro de 2022. Naquele ano, a equipe iniciou o projeto de alto rendimento no município, localizado há 75 km (1h30) de Belo Horizonte. Rapidamente o time celeste escalou, conquistou relevância e títulos.

Em 2025, chegou à grande final da Liga Ouro - competição de acesso ao NBB - contra o Osasco. Apesar da derrota, a Liga Nacional de Basquete (LNB) acreditou no projeto.

“O NBB viu que o nosso projeto é um projeto concreto, é um projeto sério, é um projeto verdadeiro. Isso sempre foi construído com muito empenho, com muito carinho, com muito respeito. Contamos principalmente com a população, que abraçou a ideia”, revelou Romer à Itatiaia.

O Cruzeiro integrará a maior edição do NBB, com 20 participantes. A competição deve começar em outubro.

Onde o Cruzeiro mandara os jogos na temporada

Casa do Cruzeiro Basquete por três anos e sucesso de público, o Ginásio de Itatiaiuçu ainda não está apto para receber os jogos do NBB. Contudo, Romer Soares afirmou que a reforma do local é prioridade e que foi uma de suas primeiras preocupações quando recebeu o convite.

Itatiaiuçu virou a casa do Cruzeiro Basquete

“Foi a primeira coisa que nós procuramos saber: o que precisava de melhorar no ginásio? Então, eles nos passaram algumas coisas que não são tão difíceis, são coisas fáceis”, afirmou.

A reforma, que será conduzida pela Prefeitura através de uma licitação, tem como objetivo a instalação de uma cabine de transmissão, a melhora dos vestiários e o aumento da capacidade. O prefeito declarou que o projeto já foi feito e será apresentado nesta sexta-feira (8).

Por conta disso, a equipe mandará os primeiros jogos da competição em Belo Horizonte.

“Enquanto tocamos o projeto de concorrência pública - que demora - os primeiros os jogos, nós mandaremos no Barro Preto, ou no Mineirinho. Estamos escolhendo ainda”, afirmou Romer à Itatiaia.

A Prefeitura de Itatiaiuçu acredita que os primeiros jogos do Cruzeiro na cidade ocorrerão em janeiro de 2026, após a reforma e adequação da estrutura do Ginásio.

Aquecimento da economia e parceria de sucesso

O chefe do executivo municipal celebra a parceria com o Cruzeiro como um grande sucesso. Ele estima que a cada jogo do time celeste, existe a movimentação de R$ 250 mil a R$ 300 mil.

Parceria Itatiaiuçu e Cruzeiro Basquete está estampada no uniforme

“Isso traz visualização, em que você diversifica a economia. São pessoas de fora que vieram conhecer Itatiaiuçu, né? Chegaram mais cedo e gastaram aqui dentro”, analisou Romer.

Por conta disso, houve uma mobilização da cidade em torno do projeto, que já gerou retorno social.

“Ninguém conhecia o basquete aqui. Hoje você vai num ginásio, tem desde criancinha até o pessoal da melhor idade: todo mundo quer ver o Cruzeiro Basquete”, explicou.

Além disso, mais de 600 jovens já foram impactados pelos projetos de basquete do Cruzeiro em Itatiaiuçu. Além do time profissional, existe a categoria de base.

Romer acredita que com a chegada do time celeste ao NBB, novos patrocínios cheguem para consolidar o peojeto.

“Acredito que agora com essa alavancada, nós vamos conseguir outros patrocínios. Mas, quem acreditou desde o começo foi a prefeitura. Em três anos praticamente chegar na elite brasileira, que é o NBB”, finalizou.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.