Cruzeiro, Praia Clube e Vitória fizeram uma solicitação formal
Após o pedido formal, a LNB começa o processo de diligência e avaliação para aceitar novos clubes. A expectativa é que a resposta seja dada no mês de julho.
A LNB faz vistorias nos ginásios onde as equipes pretendem mandar os jogos, além de estudar condições financeiras das equipes continuarem com o projeto a longo prazo. As equipes que solicitaram a entrada precisam pagar uma taxa única na casa dos R$ 450 mil.
O valor é pago uma vez e ajuda a cobrir as despesas, entre elas, de logística. O NBB conta com a Caixa Econômica Federal como patrocínio máster, além de outras sete marcas. A Liga também tem parceria com a NBA, principal competição de basquete no mundo.
A temporada 2023/2024 contou 19 clubes,
A
O Cruzeiro manda os jogos no Ginásio Poliesportivo de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo apurou a Itatiaia, o local teria que passar por algumas adequações para receber jogos do Novo Basquete Brasil.
A diretoria do projeto celeste avalia também outros locais. Reuniões entre os gestores apontaram ginásios em Belo Horizonte para os jogos. A
O projeto Cruzeiro Basquete foi iniciado em 2022, com moldes semelhantes ao que ocorre no Vôlei. A gestão é feita de maneira independente do clube, apesar de parcerias não serem descartadas. A equipe conquistou o
O Praia Clube tem três locais possíveis em Uberlândia para realização dos jogos. O ginásio do Sabiázinho, Ginásio Walterclides Borges de Sá e Ginásio Homero Santos - UTC também são opções.
Uberlândia tem grande tradição na disputa do basquete. A cidade já foi local do Unitri/Uberlândia, que foi campeão nacional em 2004 e disputou o NBB entre 2010 a 2015.
O Vitória busca participar do NBB pela segunda vez. Curiosamente, o Rubro-Negro ‘herdou’ o Uberlândia em 2015 e participou até 2018 da competição.
A equipe foi retomada em 2022 e conquistou a Liga do Nordeste de Basquete (2022), além da participação também no Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O time manda os jogos no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador. Segundo apurou a Itatiaia, há otimismo por parte do clube que a resposta para participação seja positiva.
Temporada 2023/2024
Em 2023/24, Cruzeiro, Praia Clube e Vitória disputaram o Campeonato Brasileiro de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basqutee (CBB). Caso a mudança seja confirmada, eles passam a fazer parte do Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e que conta com 19 equipes, sendo o Minas Tênis Clube o único representante mineiro.
No CBB 2023/2024, nove equipes foram divididas em dois grupos, sendo um com quatro times e outro com três. Cruzeiro, Praia Clube e Vitória estavam no grupo 1, mas apenas a equipe celeste passou pelos playoffs e chegou ao “Final Four”.
Nas três partidas dessa fase final, o Cruzeiro somou duas vitórias e uma derrota, terminando na vice-liderança. O Osasco foi o campeão da temporada, que terminou no começo deste mês.
A partir desta quinta-feira (20),