A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou nessa quarta-feira (9) os clubes que vão participar da temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o anúncio, a entidade confirma a realização do torneio, mesmo sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), retirada em junho deste ano.
A 16ª edição do NBB contará com recorde de participantes: 19 clubes, superando os 18 da temporada 2012/2013. Em relação à última disputa, Botafogo, Mogi e Vasco da Gama são novidades, enquanto Rio Claro ficará de fora “para remodelar seu projeto esportivo”, segundo a LNB.
O campeonato começará em 21 de outubro. Todos se enfrentam duas vezes, e os 16 primeiros se classificam para as oitavas de final, decididas em melhor de três. As fases seguintes serão definidas em até cinco partidas.
A Copa Super 8 também seguirá. Em janeiro de 2024, os oito melhores do primeiro turno do NBB disputam a copa nacional, em jogos eliminatórios únicos. O Franca defenderá o título de campeão do NBB.
LNB x CBB
Mesmo com a confirmação, a temporada 2023/2024 do basquete nacional vive incertezas. O desentendimento entre LNB e CBB é o principal motivo das dúvidas.
A CBB planeja um novo campeonato nacional, o que desagrada a atual gestão do NBB. Até então, a CBB organiza um Campeonato Brasileiro que era considerado uma espécie de “acesso” para o próximo NBB, caso o campeão ou outras equipes conseguissem arcar com os custos e se inscreverem - o Cruzeiro venceu o Brasileiro deste ano.
Com a retirada da chancela, por exemplo, as equipes do NBB podem ficar de fora de competições internacionais e seus jogadores não serem convocados para a Seleção Brasileira. O documento da LNB sobre o NBB não citou Champions League Américas nem Liga Sul-Americana.
Equipes do NBB
Bauru-SP
Botafogo-RJ
Brasília-DF
Caxias do Sul-RS
Cerrado-DF
Corinthians-SP
Flamengo-RJ
Fortaleza Basquete Cearense-CE
Franca-SP
Minas-MG
Mogi-SP
Pato-PR
Paulistano-SP
Pinheiros-SP
São José dos Campos-SP
São Paulo-SP
União Corinthians-RS
Unifacisa-PB
Vasco da Gama-RJ