Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Biografia de Ayrton Senna é relançada com 60 novos depoimentos

Escritor mineiro Ernesto Rodrigues lança uma reedição do livro Ayrton: o herói revelado

Passadas três décadas da morte de Ayrton Senna, o escritor mineiro Ernesto Rodrigues lança uma reedição do livro Ayrton: o herói revelado, biografia completa do piloto brasileiro eternizado na história do automobilismo mundial.

A pré-venda do livro, que conta com 60 novos depoimentos, será aberta em 30 de abril, ao preço de R$ 98.

“Passados 30 anos da morte do Ayrton, tem três gerações que podem estar mais interessadas em conhecer um pouco mais dele. Quem tinha 10 anos quando o Airton morreu, hoje tem 40; quem tinha 20 anos, hoje tem 50; e quem tinha 30 anos hoje tem 60. Então, são gerações diferentes impactadas de maneiras diferentes pela morte do Airton. E cada uma tem suas curiosidades”, disse Ernesto Rodrigues, que é mineiro de Lambari e já foi repórter do O Globo, Jornal do Brasil, IstoÉ e Veja.

Ernesto destaca que Ayrton: o herói revelado, lançado originalmente em 2004, é uma biografia clássica do piloto, que interessa pessoas além das que gostam de Fórmula I. “Isso no sentido de ser um livro em que se entra na intimidade do biografado, da vida pessoal, da vida familiar, dos negócios, da maneira como as pessoas se relacionavam, das tristezas que o biografado teve na vida, das alegrias. Em suma, isso é uma biografia: é você tornar o leitor íntimo do biografado, seja ele quem for. Pode ser um herói, como Ayrton Senna, ou grande assassino, como Hitler”, pontuou.

“Em relação às novidades, entrevistei cerca de 60 pessoas depois que lancei o livro, porque fiz um documentário sobre o Ayrton e sobre pilotos de Fórmula I. Então, a nova edição tem 60 novas entrevistas que ajudaram muito a enriquecer cada momento do livro, que vai desde a infância até a morte dele”, destacou.

‘Fonte valiosa’

Para Reginaldo Leme, comentarista de Fórmula 1, o livro é uma fonte de consulta valiosa. “Frequentemente, quando me perguntam sobre momentos específicos da minha vida ao lado do Ayrton, a única resposta que vem à mente é: ‘leia o livro do Ernesto Rodrigues’. E agora, enquanto escrevo as minhas memórias, Ayrton: o herói revelado é fonte de consulta valiosa, graças à profundidade da pesquisa e à forma de expor do meu amigo Ernesto”, escreveu Leme no prefácio do livro.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais