Ouvindo...

Quem é Gui Santos, ex-jogador do Minas draftado pelo Golden State Warriors, da NBA

Ala de 2,02m é filho de dois ex-jogadores de basquete

Gui Santos deve ser utilizado no time de desenvolvimento

A noite desta quinta-feira (23) foi muito especial para Gui Santos. O jovem, que completou 20 anos no dia 22 de junho, foi selecionado pelo Golden State Warriors e se tornou apenas o 16º brasileiro draftado por algum time da NBA, principal liga de basquete do mundo.

É possível dizer que a preparação do jogador para brilhar nas quadras começou antes mesmo dele entender o que significaria o esporte em sua vida. O ala de 2,02 metros é filho de dois ex-jogadores de basquete, que se conheceram por conta das atividades ligadas à bola laranja.

Desde cedo, Gui acompanhou os jogos do pai, que jogou profissionalmente em vários clubes do Brasil nas primeiras décadas dos anos 2000. Em 2010, Deivisson foi selecionado para o jogo das estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB). feito que foi alcançado também pelo filho na última temporada. A mãe Lucineide parou de jogar precocemente.

Desde sempre convivendo nas quadras com os principais jogadores do país, o ala foi se destacando já nas categorias de base. Nascido em Brasília, ele se mudou para Belo Horizonte para defender o Minas ainda nas categorias de base e terminar a formação como jogador no clube mineiro.

As boas atuações renderam convocações para a seleção brasileira de base. Em 2019, Gui Santos foi a grande estrela no título da Copa América sub-17. Na final contra a Argentina, ele marcou 27 pontos.

Já atuando no NBB pelo Minas e se destacando mesmo com a pouca idade, o jogador chamou a atenção do técnico Aleksandar Petrović e foi convocado para a seleção adulta em 2021, quando tinha apenas 18 anos.

A última temporada de Gui Santos, quando o time mineiro venceu o torneio Super 8 e ficou na terceira colocação da principal competição do país, foi de afirmação para o jovem. Com média de 10,1 pontos, 5,1 rebotes e 2 assistências, ele foi eleito o Sexto Homem do Ano do Brasil, prêmio dado ao melhor atleta que sai do banco de reservas.

FUTURO

A tendência é que o brasileiro siga inicialmente para o Santa Cruz Warriors, equipe afiliada ao Golden State, que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G LEAGUE).

Gui Santos não deve integrar inicialmente o elenco principal dos atuais campeões da NBA, mas terá bem perto um velho conhecido que pode ajudá-lo a crescer na liga. Campeão como jogador a atual assistente do time da Califórnia, Leandrinho foi companheiro do ala no Minas antes de se aposentar das quadras.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.