Cruzeiro enfrenta o Palmeiras para buscar meta no turno do Brasileiro

Duelo pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro está marcado para as 19h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo

Cruzeiro enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque para buscar meta no turno do Brasileiro

O Cruzeiro entra em campo nesta segunda-feira (14), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de tentar encerrar um jejum, já que não vence há quatro rodadas, o time celeste tenta alcançar a meta projetada para a primeira metade da competição nacional.

O departamento de futebol do Cruzeiro traçou como objetivo alcançar 25 pontos no 1º turno do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa de pelo menos um empate diante do Palmeiras. O time comandado por Pepa soma 24 pontos em 18 jogos - aproveitamento de 44%.

Desejo por competição internacional

A intenção do Cruzeiro ao fim do Campeonato Brasileiro é retornar a uma competição internacional. O clube tentará chegar à Copa Libertadores, mas a vaga na Copa Sul-Americana é mais plausível para a atual realidade da Raposa.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que o Cruzeiro tem 12% de chances de conseguir uma vaga na Copa Libertadores. Já em relação à Sul-Americana, a probabilidade aumenta: 46,8%, de acordo com a UFMG.

“O que a gente construiu com o elenco e com todas as pessoas da organização é retomar a posição do Cruzeiro dentro do cenário internacional. Que competição será, não sabemos, mas o que a gente trabalha com o elenco é justamente isso. Esse é o nosso grande objetivo, nosso desafio e isso não mudou em nenhum momento”, disse o diretor de futebol Pedro Martins, em coletiva de imprensa na Toca II.

Como chegam

O Cruzeiro antes do início da rodada era o 11º colocado, com 24 pontos. A equipe celeste empatou com o líder Botafogo na última rodada, por 0 a 0, no Mineirão.

O time paulista vem de derrota para o Fluminense, por 2 a 1, e iniciou a rodada na 4ª posição na tabela, com 31 pontos.

Cruzeiro

Para o duelo com o Palmeiras, o Cruzeiro terá retornos importantes. O goleiro Rafael Cabral e o atacante Wesley, que cumpriram suspensão automática contra o Botafogo, voltam a ficar à disposição de Pepa.

O próprio treinador cruzeirense volta, já que também ficou fora contra o time da Estrela Solitária na semana passada, pelo cartão vermelho que tomou no empate em 3 a 3 com o Athletico-PR.

No treino de sábado (12), Wallisson se limitou às atividades físicas e deve ser desfalque.

Palmeiras

Depois de eliminar o Atlético nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras volta a campo, mas desta vez pelo Brasileirão.

O momento interno no clube paulista é de comemoração, não só pela classificação contra o Atlético na Copa Libertadores, mas também pelo departamento médico vazio. Apenas o volante Atuesta, que se lesionou em fevereiro e tem retorno previsto para setembro, está no DM.

O Núcleo de Saúde e Performance do Verdão monitora de perto a situação de Dudu, que não tem atuado com 100% das condições físicas. Ele reclama de dores na panturrilha e faz tratamento conservador para se livrar dos problemas.

O volante Zé Rafael também tem sofrido com a sequência de jogos e pode ser poupado para entrada de Richard Ríos. O Verdão quer os três pontos para tentar ameaçar a liderança do Botafogo.

Cruzeiro x Palmeiras

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Jussa, Machado, Lucas Silva e Mateus Vital (Bruno Rodrigues); Wesley e Arthur Gomes. Técnico: Pepa

Palmeiras

Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino, Raphael Veiga; Dudu (Endrick), Rony e Artur.

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14 de agosto de 2023, segunda-feira, às 19h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ
Assistentes: Thiago Henrique Farinha-RJ e Luiz Claudio Regazone-RJ
VAR: Rodolpho Toski Marques-PR
Transmissão: Premiere (pay-per-view)

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...