Entre os dias 2 e 6 de agosto, o Brasil sediará pela primeira vez o IFBT World Championships Beach Tennis, que é, nada menos, a “Copa do Mundo” de beach tennis! Esta será, ainda, a primeira vez que o maior torneio do esporte rompe as fronteiras e se aventura fora do território europeu, o que faz do evento ainda mais especial para os brasileiros.
O torneio será disputado em duas categorias: Nations Teams (Copa das Nações) e Open. A Nations Teams é a atração principal, com equipes mistas de cada país disputando o título, além de diversos atrativos como premiação. Já a categoria Open é aberta ao público e bateu recorde de inscrições.
Como concorrência da Seleção Brasileira no Nations Teams estarão presentes no mundial equipes de: Portugal, Reino Unido, Itália, Porto Rico, Equador, Peru, Colômbia, Argentina, Sérvia, Guiana Inglesa, Guiana Francesa, Uruguai, Paraguai, Panamá, Estados Unidos, Bolívia, além de um selecionado especial da Europa.
Para a categoria Open, aberta ao público em geral, as inscrições bateram recorde, com mais de 1.200 competidores de diversas nacionalidades registrados. Serão 24 categorias diferentes, incluindo simples e duplas masculinas e femininas, além de duplas mistas. As categorias estão divididas em profissional, amador, sub-14, sub-16, sub-18 e masters 30, 40, 50 e 60.
O gerente de Relações Institucionais na Embratur, Júnior Bozzella, falou sobre o impacto da competição não apenas no âmbito esportivo, mas econômico e turístico do país.
“A realização do mundial de beach tennis aqui no nosso país injetará milhões na economia brasileira e vai ter um impacto importantíssimo na economia do Ceará. Além dos atletas que vêm ao Brasil para competir, temos técnicos, familiares e pessoas do próprio país que vão à Fortaleza para acompanhar a competição. Estamos falando de milhares de pessoas com poder aquisitivo de dentro e fora do Brasil se hospedando na nossa rede hoteleira, consumindo nos nossos restaurantes e frequentando o nosso comércio e pontos turísticos”, comentou.
Quem também estará no mundial é o atleta mais vencedor da história do nosso país, Luiz Basile. Maior atleta brasileiro de beach tennis, técnico da Seleção Brasileira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Tennis, fundador e ex-presidente da Federação Mineira, Basile também ressaltou o grande feito que é a disputa do IFBT World Championships ser disputado em nosso país.
“O Mundial é o sonho de todos, não tem jeito. Pode ser homem, mulher, desde os muito jovens, que estão só iniciando a carreira, até os mais cascudos, assim como eu, todo mundo quer estar neste campeonato, viver essa experiência, que é surreal. São 18 nações ali reunidas durante cinco dias, com seus melhores representantes no esporte. É o paraíso para qualquer um! Por isso, é tão importante a gente vir a público e, sempre que tiver a oportunidade, valorizar demais o fato de o Mundial estar sendo disputado, aqui, no Brasil”, afirmou Basile.
“O beach tennis é uma febre global, todo mundo sabe, mas os estudos estão aí, eles deixam bem claro que a curva de crescimento no Brasil ainda vai aumentar muito. Então, é fundamental que, neste momento, a gente já seja protagonista ao ponto de sediar a maior competição do mundo, porque se hoje já somos considerados muito fortes e representativos no esporte, no futuro a tendência é ser uma grande potência”, finalizou.
O IFBT World Championships Beach Tennis acontece entre os dias 2 e 6 de agosto em Fortaleza, no Ceará. O evento contará com uma estrutura de mais de seis mil metros quadrados na areia, incluindo quadras, lounge e pavilhão de exposições, com capacidade para receber 10 mil pessoas por dia, entre atletas, comissões técnicas, árbitros, equipes de apoio e visitantes. Além das competições na areia, haverá também competições no mar e no calçadão.