Jogadores do Redmidos Esporte Clube, de Hortolândia, homenagearam, nessa terça-feira (13), Evelyn Santos, uma das quatro vítimas de febre maculosa em São Paulo. As cenas repercutiram na internet nas últimas horas.
Antes do duelo entre Redmidos e São José, válido pela 3ª rodada do Campeonato Amador de Hortolândia, os atletas do time da casa entraram com uma faixa para homenagear a jovem, de 28 anos. Filha do diretor de futebol, Tuti, Evelyn morreu na última quinta-feira (8).
O clube também divulgou fotos em que é possível ver o elenco rezando no vestiário e prestando solidariedade ao pai da vítima.
Quatro mortes pela febre maculosa
Todas as vítimas estiveram no evento “Feijoada do Rosa”, na fazenda Santa Margarida, que fica no distrito de Joaquim Egídio, na zona rural de Campinas (SP), a 94 km de São Paulo. O evento reuniu cerca de 3.500 pessoas no mês passado.
O local onde ocorreu o evento informou, por meio de nota, que “toda a documentação da fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este”.
O estabelecimento ressaltou que a responsabilidade pelo controle e prevenção "é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”.
A “Feijoada do Rosa” disse, por meio das redes sociais, que essa é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, “sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas.”
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é uma infecção causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e é transmitida ao humano e a outros animais a partir de picadas recorrentes do carrapato-estrela. Os principais sintomas são febre e mal-estar, mas a grande preocupação é a evolução da doença para uma febre hemorrágica, que costuma levar à morte.
“O risco mais grave da febre maculosa é o óbito. Por ser uma febre hemorrágica, existe o risco de disfunção orgânica e hemorragia. Não raramente isso acontece e, às vezes, uma família inteira é picada e a família toda vai a óbito. Então, o diagnóstico e tratamento rápido são fundamentais”, explica o médico infectologista Leandro Curi.