Árbitro do quadro da Fifa, Igor Junio Benevenuto foi vítima de invasão nas suas redes sociais e os golpistas já conseguiram “arrancar dinheiro” dos seguidores do profissional da arbitragem que trabalha como árbitro de vídeo.
"É a primeira vez que acontece. Percebi que meu Instagram e o WhatsApp estavam com problema na semana passada. Eu estava indo para o Rio de Janeiro para trabalhar. No trajeto para o aeroporto, o meu celular parou de funcionar completamente”, relata Benevenuto à Itatiaia.
Na última quarta-feira (24), várias postagens foram feitas pelos criminosos com o “golpe do PIX”. O golpista pede a transferência de um valor em dinheiro, prometendo em minutos o retorno de uma quantia bem maior.
“Começaram a pedir dinheiro no meu Instagram, clonaram o WhatsApp. Coloquei um chip para tentar mexer no WhatsApp, e comecei a tentar bloquear tudo. A operadora não resolve nada. Já fiz boletim de ocorrência, tive que fazer portabilidade, colocar outro número”, conta o árbitro, revelando vários depósitos feitos aos golpistas.
“Meu irmão depositou R$ 4 mil, outro amigo depositou R$ 5 mil. O cara (golpista) ficou convencendo eles pelo direct (mensagens particulares), falando que poderiam mandar o dinheiro. A pessoa que caiu no golpe não tentou me ligar, fez o PIX e não percebeu que meu nome não estava na conta que receberia o dinheiro. A promessa é de dinheiro muito fácil, as pessoas precisam desconfiar em situações assim”, pede Igor Benevenuto.
Invasão de rede social
Essa técnica consiste em fazer com que a vítima clique em links maliciosos, com mensagens de texto ou e-mail. A partir daí, os criminosos têm acesso total às redes sociais e dados das pessoas, conseguindo utilizar as redes sociais para as práticas delituosas.
O método do golpe funciona assim: o criminoso invade a rede social da pessoa e passa a usar, no caso do Instagram, os stories e mensagens diretas para tentar tirar dinheiro de seguidores com algumas promessas. Seja com a venda de produtos pelo preço bem mais baixo do que o mercado oferta ou a promessa de ganho fácil de dinheiro. O que aconteceu com o árbitro Igor Junio Benevenuto.