Ouvindo...

Árbitro Fifa sofre invasão no Instagram, e golpistas tiram dinheiro de seguidores

Igor Junio Benevenuto conta que familiares e amigos caíram no golpe, e que já registrou boletim de ocorrência na polícia

Igor Junio Benevenuto pede que ninguém envie dinheiro, pois sofreu um golpe no Instagram

Árbitro do quadro da Fifa, Igor Junio Benevenuto foi vítima de invasão nas suas redes sociais e os golpistas já conseguiram “arrancar dinheiro” dos seguidores do profissional da arbitragem que trabalha como árbitro de vídeo.

"É a primeira vez que acontece. Percebi que meu Instagram e o WhatsApp estavam com problema na semana passada. Eu estava indo para o Rio de Janeiro para trabalhar. No trajeto para o aeroporto, o meu celular parou de funcionar completamente”, relata Benevenuto à Itatiaia.

Na última quarta-feira (24), várias postagens foram feitas pelos criminosos com o “golpe do PIX”. O golpista pede a transferência de um valor em dinheiro, prometendo em minutos o retorno de uma quantia bem maior.

“Começaram a pedir dinheiro no meu Instagram, clonaram o WhatsApp. Coloquei um chip para tentar mexer no WhatsApp, e comecei a tentar bloquear tudo. A operadora não resolve nada. Já fiz boletim de ocorrência, tive que fazer portabilidade, colocar outro número”, conta o árbitro, revelando vários depósitos feitos aos golpistas.

“Meu irmão depositou R$ 4 mil, outro amigo depositou R$ 5 mil. O cara (golpista) ficou convencendo eles pelo direct (mensagens particulares), falando que poderiam mandar o dinheiro. A pessoa que caiu no golpe não tentou me ligar, fez o PIX e não percebeu que meu nome não estava na conta que receberia o dinheiro. A promessa é de dinheiro muito fácil, as pessoas precisam desconfiar em situações assim”, pede Igor Benevenuto.

Invasão de rede social

Essa técnica consiste em fazer com que a vítima clique em links maliciosos, com mensagens de texto ou e-mail. A partir daí, os criminosos têm acesso total às redes sociais e dados das pessoas, conseguindo utilizar as redes sociais para as práticas delituosas.

O método do golpe funciona assim: o criminoso invade a rede social da pessoa e passa a usar, no caso do Instagram, os stories e mensagens diretas para tentar tirar dinheiro de seguidores com algumas promessas. Seja com a venda de produtos pelo preço bem mais baixo do que o mercado oferta ou a promessa de ganho fácil de dinheiro. O que aconteceu com o árbitro Igor Junio Benevenuto.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.