Juiz relata ofensa racista em jogo da Série D no Rio Grande do Sul

Partida entre Aimoré e Hercílio Luz terminou empatada em 0 a 0

Jogo foi disputado em São Leopoldo, no interior do Rio Grande do Sul

Um jogo pela Série D registrou um casos de racismo neste final de semana. A partida entre Aimoré-RS e Hercílio Luz-SC terminou empatada por 0 a 0. O jogo foi disputado em São Leopoldo, interior do Rio Grande do Sul. Na súmula, o árbitro Murilo Ugolini Klein registrou o episódio envolvendo a torcida do clube gaúcho e um jogador da equipe catarinense.

“Informo que antes do início da partida torcedores da equipe do Aimoré disseram: “vai entregar o jogo negão” em direção ao jogador n° 4, Rafael Ramos de Lima, da equipe do Hercílio Luz, o jogador se sentiu ofendido (não foi possível identificar tal torcedor)”, afirma parte da súmula.

O jogo ocorreu de forma normal sem outros registros feitos pelo árbitro no documento da partida.

Ainda de acordo com o documento, o jogador foi levado para realizar um boletim de ocorrência para registrar o fato. Esse não foi um caso isolado no final de semana. Na Série C, um jogador do CSA-AL diz que torcedora do Ypiranga-RS o chamou de macaco.

O que dizem as partes?

A reportagem da Itatiaia tentou contato com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul e com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas não obteve resposta.

O Aimoré afirmou surpresa com a súmula e repudiou os atos de racismo. “Nos surpreendeu, estamos tentando entender, pois o jogo não parou, foi uma decisão unilateral do árbitro de relatar na súmula, pois nem o delegado da partida, Brigada Militar e jogadores de ambos os clubes presenciaram e/ou relataram o fato. Repudiamos todos os atos de racismo”, disse em nota enviada à reportagem.

O Hercílio Luz confirmou que o Rafael Lima fez o registro do Boletim de Ocorrência e lamentou o ocorrido em nota. “O Hercílio Luz FC lamenta que em pleno 2023 temos casos de racismo acontecendo no futebol brasileiro a cada final de semana. Somente neste foram dois, um envolvendo o zagueiro Rafael Lima na partida contra o Aimoré. O Clube se solidariza e presta todo apoio ao atleta”, diz parte do texto.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...