Ouvindo...

Em terra de Cristiano Ronaldo, quem tem Romarinho é rei

Destaque do Al Ittihad, líder da Liga Saudita, ex-atacante do Corinthians falou à Itatiaia sobre a carreira e a vida no Oriente Médio

Romarinho chegou ao Al Ittihad em 2018

Os holofotes do futebol mundial se viraram para a Arábia Saudita em dezembro de 2022, quando o Al Nassr anunciou a contratação de Cristiano Ronaldo. Mas a estrela que brilha mais forte no país árabe é outra: o ex-corintiano Romarinho é o grande destaque do Al Ittihad, que lidera a liga local e já venceu a Supercopa Saudita este ano, deixando pelo caminho justamente o time de CR7.

Foram dois duelos até agora entre Romarinho e Cristiano Ronaldo, e com duas vitórias para o brasileiro, que acabou sendo o destaque nas duas ocasiões.

No primeiro confronto, nas semifinais da Supercopa Saudita, o Al Ittihad venceu o Al Nassr, por 3 a 1. Romarinho participou dos três gols da sua equipe, marcando o primeiro e dando assistências para os outros dois. CR7 passou em branco no jogo.

O time do brasileiro acabaria campeão do torneio, com um triunfo por 2 a 0 sobre o Al Fayha, com direito a mais uma assistência de Romarinho.

“Foi um momento muito especial. Todo título é importante, mas ali era algo que estávamos buscando muito e foi motivo de grande alegria com o nosso torcedor”, afirmou Romarinho em entrevista exclusiva à Itatiaia.

O segundo duelo com Cristiano Ronaldo foi pela Liga Saudita e mais uma vez o brasileiro levou a melhor. Vitória por 1 a 0, e o gol foi mais uma vez de Romarinho.

Romarinho x CR7

No mano a mano, o ex-atacante do Corinthians e o astro português somam números muito parecidos na atual temporada. Romarinho esteve presente em 17 gols do Al Ittihad, com 9 tentos e 8 assistências em 25 jogos.

Já CR7, que defendeu Manchester United e Al Nassr na temporada, contribuiu para 18 gols, sendo 14 tentos e 4 assistências, em 29 partidas pelos dois clubes.

Equilíbrio visto também no duelo entre as suas equipes na disputa da Liga Saudita. O Al Ittihad lidera, com 56 pontos em 23 jogos, e o Al Nassr aparece na segunda posição, com 53 pontos em 24 partidas.

Levar a melhor contra Cristiano Ronaldo sempre terá um sabor especial, mas Romarinho garante que o mais importante é conquistar o título da Liga, o grande objetivo da temporada.

“O Cristiano, por tudo que ele representa, acaba atraindo mídia e público para ver as partidas, mas quando entramos em campo não pensamos em um ou outro adversário, mas sim em toda a equipe. Na Supercopa e na Liga pudemos vencê-los, consegui fazer gols e hoje estamos numa briga direta pelo título da Liga. Estamos trabalhando firmes e confiantes para podermos terminar a temporada também com essa conquista”, afirmou.

Quase uma década no futebol árabe

Aos 32 anos, Romarinho comemora quase uma década no futebol árabe. Em 2014, o atacante deixou o Corinthians para se transferir para o Al Jaish, do Catar. Três anos depois, em 2017, foi para o Al Jazira, dos Emirados Árabes, e em 2018 chegou à Arábia Saudita para defender as cores do Al Ittihad.

A dificuldade para acompanhar as ligas dos países árabes no Brasil acabou por afastar o atacante do público brasileiro. Romarinho admite que mudou com o passar dos anos, mas garante que uma coisa continua igual: o amor por jogar futebol.

“Claro que a gente muda, até pela idade, mas a alegria de jogar futebol e de fazer o meu melhor são as mesmas. Estou muito feliz aqui, vivendo um grande momento e espero seguir assim até o fim desta temporada”, disse o brasileiro.

A paixão pelo futebol está também no povo saudita. Romarinho diz que sente saudades do Brasil, mas afirma que está feliz no Oriente Médio.

“O carinho do povo aqui conosco é muito especial, eles são apaixonados por futebol e temos lugares próximos para conhecer também. É uma cultura totalmente diferente do Brasil, mas pelo tempo aqui já acostumamos e é algo normal. Saudade do Brasil dos amigos e dos familiares, mas durante as férias a gente sempre se encontra e fica tudo bem”, disse o ex-atacante do Corinthians.

Flamengo e o Mundial de Clubes

Os nove anos no futebol árabe mostraram a Romarinho a força dos clubes da região. Acostumado a enfrentar o Al Hilal na Liga Saudita, o brasileiro sabia da força do adversário do adversário do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa e esperava que os sauditas pudessem aprontar contra o gigante carioca, que acabou eliminado nas semifinais da competição.

“Já imaginava que eles pudessem vencer, sim. É uma das grandes equipes aqui do país, atual campeão e com grandes jogadores. As equipes principais daqui tem um nível bom e isso só tem aumentado durante os anos. Hoje tenho companheiros brasileiros aqui de destaque quando estiveram no Brasil, casos do Grohe e do Bruno Henrique, e também o Igor Coronado, que jogou pouco aí, mas é o nosso camisa 10 aqui. Além de jogadores que, inclusive, estiveram na última Copa do Mundo”, comentou Romarinho.

Grandes jogadores e equipes fortes. Romarinho garante que a Liga Saudita tem muito a oferecer e vai muito além de Cristiano Ronaldo.

"É um nível muito bom de competição, com grandes jogadores. Não só o Cristiano, mas outros também na Liga estiveram na Copa do Mundo, outros foram destaque em seus países e vieram para cá. O Xavi antes de parar estava aqui, também foi um grande jogador de nível mundial. É um futebol que está crescendo muito e com certeza só vai melhorar ainda mais a cada ano”, concluiu o brasileiro.

Desde que chegou à Arábia Saudita, Romarinho disputou 165 jogos pelo Al-Ittihad. O brasileiro soma 84 gols e 25 assistências. Neste domingo, Romarinho volta a campo, às 15h00 (de Brasília), quando sua equipe entra em campo justamente contra o algoz do Flamengo, o Al Hilal, em partida da Copa do Rei.

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)