Ouvindo...

Dia de São Jorge: saiba quais clubes carregam referências ao santo

Dia 23 de abril é comemorado o dia do “Santo Guerreiro”

Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril

O futebol é, acima de tudo, uma manifestação cultural. As histórias envolvendo os clubes vão além do que acontece nas quatros linhas. Um exemplo é a ligação com símbolos ou representações específicas. Um bom exemplo disso é visto neste 23 de abril: o dia de São Jorge.

O maior símbolo referente a São Jorge é a cruz vermelha sobre o fundo branco. Exatamente a representação da bandeira da Inglaterra - e, consequentemente, as cores dos uniformes das equipes.

No entanto, não é só na Terra do Rei que existem referências. O futebol, inventado no país, foi exportado para o mundo e em alguns locais, o santo foi junto da bola.

Barcelona

São Jorge (Sant Jordí, em catalão) é padroeiro da cidade de Barcelona. No escudo do clube da cidade, a bandeira de vermelha e branca está presente, na parte superior do emblema. Na última temporada, o clube lançou uniforme com a Cruz sendo referência.

O uniforme cinza claro apresenta uma cruz ao centro nas cores azul e grená. Em 1992, o clube recebeu do governo da Catalunha a “Ordem da Cruz de São Jorge”. É um reconhecimento público dado pelo governo a “pessoas e entidades sociais que por seus méritos, tenham prestado serviços destacados à Catalunha na defesa de sua identidade, especialmente no plano cívico e cultura”.

Corinthians

No Brasil, o clube que mais representa a ligação do futebol com São Jorge é o Corinthians. A equipe paulista lançou uniformes em homenagem ao santo, apesar de não carregar a bandeira no distintivo do clube.

A sede social da equipe é denominada Parque São Jorge e, para isso, há duas explicações. Uma, mais simples, é que o lugar onde foi erguido a sede tinha o endereço de Rua São Jorge. A simples adaptação seria uma das razões.

Outra explicação envolve os fundadores. Os fundadores do clube miraram no exemplo do Corinthian Casual, clube que serviu de inspiração para nomear a equipe brasileira. Como São Jorge é padroeiro da equipe inglesa, a tradição foi importada.

Fato é que é o clube alimentou essa ligação. Uma capela foi erguida na sede social. Uma música, composta em 1974, trazia o nome do santo nos versos, em meio ao jejum de títulos vividos pela equipe. “Oh, são 20 anos de espera. Mas meu São Jorge me dê forças, para poder um dia enfim, descontar meu sofrimento em quem riu de mim”, diz a canção.

Itália

O futebol desenvolvido no norte da Itália teve forte influência dos ingleses. Região de comércio, recebeu muitas pessoas da Inglaterra no período. A cruz de São Jorge estampa o brasão de armas de várias cidades e também está presente em alguns clubes.

Genoa e Sampdoria, clubes da cidade de Genova, carregam a cruz em seus emblemas esportivos. A equipe homônima a cidade foi fundado como “Cricket and Football”. A cruz aparece acima do Grifo no escudo. Fundado em 1893, é a equipe mais antiga em atividade no futebol do país.

A Sampdoria, clube popular nos anos 90, também tem a cruz em seu uniforme. Apesar de não ter referências em seu escudo, carrega o vermelho e branco (junto do azul) nas cores oficiais do clube.

A cidade de Milão, casa de Inter e Milan, também apresenta referências a São Jorge. A Cruz está presente no brasão de Armas da cidade. Os rossoneri carregam, até hoje, a referência ao santo no escudo do clube. A Inter apresentou em alguns períodos da sua história e em uniformes comemorativos.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.