Ouvindo...

Quatro em cada cinco torcedores revelaram o costume de assistir a jogos de futebol

Entre aqueles que se consideram fanáticos, quase 90% assistem às partidas

Pesquisa confirma paixão dos torcedores brasileiros

Questionado se tem o costume de assistir a jogos de futebol, o torcedor brasileiro revela hábitos diversos, mas quatro em cada cinco responderam positivamente.

O maior grupo (27%) é formado por aqueles que disseram ver apenas as partidas do clube do coração.

Foram 23% dizendo que assistem ao máximo de jogos que conseguem e outros 23% afirmando ver o máximo de partidas, incluindo de equipes para as quais não torcem.

Apenas as partidas da Seleção Brasileira foram citadas por 8%, com 18%, quase um em cada cinco, afirmando que não assistem futebol.

Entre os torcedores que não assistem futebol, os motivos principais apresentados foram a falta de tempo (42%) e não gostar dos jogos atualmente (26%), com essa situação sendo citada por um em cada quatro entrevistados. Os horários das partidas afastam 3% dos amantes do esporte.

Fanatismo

O recorte dividindo esse grupo entre torcedores fanáticos e não fanáticos mostra como o fanatismo é por futebol.

Entre os fanáticos, 37% disseram ver o máximo de jogos que consegue, com esse percentual sendo de 17% entre os não fanáticos.

É registrado um equilíbrio nos dois grupos seguintes. Entre aqueles que assistem apenas aos jogos do time do coração, o percentual é de 29% entre os fanáticos e 27% entre aqueles que não carregam o fanatismo pelo futebol, embora gostem do esporte.

Ver alguns jogos, incluindo os de times que não torce, é um hábito de 23% dos fanáticos e 24% dos não fanáticos.

Os fanáticos são mais ligados aos seus clubes, pois 5% veem apenas os jogos da Seleção Brasileira, com 9% dos não fanáticos carregando esse hábito.

Enquanto entre os fanáticos apenas 7% disseram não assistir futebol, entre os não fanáticos esse número é três vezes maior (23%).

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro