Apesar de 80% dos torcedores terem afirmado à Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest que assistem aos jogos da Seleção, quando o assunto é a concorrência da equipe canarinho com o time do coração, o amor ao clube fala mais alto.
Questionados entre jogo do seu time ou da Seleção, 58% dos entrevistados garantiram preferir ver sua equipe em ação, com 38% sendo fiéis aos canarinhos; 4% não souberam ou não responderam.
Preferência pela Seleção preferência por gênero
Homens - Clube, 65%; Seleção, 32%
Mulheres - Clube, 52%; Seleção, 44%
E este sentimento de preferir o clube à Seleção é muito mais masculino do que feminino: 65% dos homens preferem ver jogos do seu time do coração, com 52% das mulheres.
A preferência pela Seleção é de 32% no público masculino e 44% no feminino. Não souberam ou não responderam 3% dos homens, e 4% das mulheres deram a mesma resposta.
Preferência pela Seleção por faixa etária
16 a 30 anos - Clube, 53%; Seleção, 44%
31 a 50 anos - Clube, 60%; Seleção, 36%
51 anos ou mais - Clube, 61%; Seleção, 32%
Por faixa etária, o amor pelo clube do coração aumenta com a idade. O maior percentual foi no grupo com 51 anos ou mais: 61% disseram preferir seu time, com 32% apontando a Seleção Brasileira.
Entre aqueles que têm de 31 a 50 anos, 60% colocam o seu time à frente da equipe canarinho, que conta com a fidelidade de 36%.
Na turma mais jovem, a situação é mais equilibrada, com 53% preferindo o time, mas com a Seleção alcançando seu melhor índice, de 44% da preferência.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.